quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Nasceu em Serpa e é campeão... na Coreia!

Diminuir textoAumentar texto
Sexta-feira, 10 de Dezembro de 2010
foto: DR
Nelo Vingada faz história na sua estreia no campeonato sul-coreano
Nasceu em Serpa e
é campeão... na Coreia!

Equipa treinada por Nelo Vingada não era campeã da Coreia do Sul há 10 anos.
FUTEBOL. Técnico serpense conduziu FC Seul à sua melhor época de sempre, juntando o campeonato à Taça da Liga da Coreia do Sul.
Vinte e dois anos após Seul ter consagrado Rosa Mota como a maior maratonista feminina da época, a capital da Coreia do Sul voltou a render-se aos feitos de um português que, por sinal, até nasceu em pleno Baixo Alentejo: chama-se Nelo Vingada, é natural de Serpa e conseguiu conduzir o principal clube da cidade sul-coreana a um título que lhe fugia há já uma década.
   Depois do empate a duas bolas na primeira mão da final do campeonato (a prova sul-coreana realiza-se em duas fases), o FC Seul de Nelo Vingada recebeu domingo, 5, o Jeju United e perante quase 60 mil extasiados adeptos venceu por duas bolas a uma, fazendo de seguida a festa do título.
   "No conjunto dos dois jogos fomos os melhores. Trata-se de um grande sucesso dos jogadores e deste clube e uma vitória que me deixa orgulhoso do trabalho que realizámos na Coreia do Sul e no FC Seul", frisou com satisfação o técnico baixo-alentejano em declarações ao diário desportivo "A Bola".
  
Entrada directa na história
   O orgulho de Nelo Vingada tem ainda mais razões de ser, já que o técnico serpense entrou directamente para a história do futebol daquele país asiático! Por um lado, porque foi primeiro treinador a vencer o campeonato na sua estreia na competição. E por outro lado, porque a sua equipa protagonizou a melhor época de sempre, juntando a vitória no campeonato (onde também ganhou a fase regular, com novos recordes de pontos e de vitórias em casa) à conquista da Taça da Liga.
   "Ser campeão na Coreia do Sul significa abrir um mercado imenso e obter reconhecimento internacional. Após esta vitória, reconheço que sou o mesmo treinador, mas fico mais prestigiado", vincou a "A Bola" Nelo Vingada, não escondendo o desejo que existe entre os responsáveis pelo emblema sul-coreano em renovar o seu contrato. "Mas, por agora, quero descansar uns dias e depois regressar à Coreia do Sul para falar com os dirigentes. As condições, agora, são muito diferentes do que eram há um ano, sou treinador campeão", contrapôs.
   Ainda assim, o técnico deixa a "porta muito aberta" à continuidade em Seul. "Os jogadores pediram-me para ficar e para ajudar o clube a vencer a Liga dos Campeões Asiáticos na próxima temporada e esse desafio poderá ser aliciante. Gosto do clube, tenho qualidade de vida, existe segurança em Seul, as pessoas são afectuosas e o clube é muito sério", concluiu.
  
  
  
Nelo Vingada
   treinador
   "Ser campeão na Coreia do Sul significa abrir um mercado imenso e obter reconhecimento internacional. "
A correr o mundo
Com quase três décadas de carreira, Nelo Vingada é um verdadeiro "corre-mundos" do futebol. Nascido em Serpa há 58 anos, iniciou o seu percurso pelos bancos como adjunto na Académica e tornou-se conhecido por coadjuvar Carlos Queiroz nas selecções nacionais de sub-20 que se sagraram campeãs do mundo em 1989 e 1991. Após isso, tem sido sempre a alternar entre o estrangeiro e Portugal, com destaque para as passagens pelo Benfica (onde foi adjunto de Manuel José), Zamalek (Egipto), WAC Casablanca (Marrocos), Persepolis (Irão) e FC Seul (Coreia do Sul), além das selecções da Arábia Saudita, Egipto (sub-21) e Jordânia.

Sem comentários:

Enviar um comentário