segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

UNESCO: Distinção do Fado pode ajudar candidatura do cante alentejano

Defende presidente da Turismo do Alentejo

UNESCO: Distinção do Fado pode ajudar candidatura do cante alentejano

A distinção do Fado como Património Imaterial da Humanidade pode ajudar a candidatura do cante alentejano à UNESCO, por se tratar de "uma expressão cultural única" que extravasa as fronteiras da região, defendeu esta terça-feira a Turismo do Alentejo.



"O Fado é o Fado e o cante é o cante, mas estamos claramente a falar de dois valores que revelam uma forte identidade de um povo, que é o português, e as suas expressões culturais", realçou o presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva.  
O responsável pela Entidade Regional de Turismo (ERT) congratulou-se hoje à agência Lusa pela proclamação do Fado como Património Imaterial da Humanidade, decidida, no domingo, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).  
"Fico obviamente bastante satisfeito e felicito todos aqueles que, ao longo de décadas, trabalharam para que o Fado obtivesse este 'selo' de elevada qualificação. Todo o País pode ganhar imenso com esta classificação", frisou. 
A distinção do Fado, disse, vem demonstrar que "as questões imateriais profundamente ligadas à identidade são hoje muito valorizadas pela UNESCO", o que pode ajudar a conseguir, no futuro, idêntica classificação para o cante alentejano.  
"Entendemos que este é o caminho e, portanto, o Fado veio abrir claramente essa porta das questões da identidade e da valorização do imaterial. Para nós, isso é muito relevante", argumentou Ceia da Silva.
A Turismo do Alentejo, a Câmara Municipal de Serpa e a Confraria do Cante Alentejano são promotoras do processo de candidatura do cante a Património Imaterial da Humanidade, cujo dossier técnico está "numa fase inicial de elaboração".  
"É um processo moroso, como foi o da candidatura do Fado, mas o próprio projecto para a candidatura já representa uma enorme valorização deste património fantástico, identitário e genuíno que é o cante alentejano", sustentou. 
Depois, segundo Ceia da Silva, o reconhecimento "que virá a ser dado pela UNESCO será também um 'selo' de qualidade importante para o País e para o Alentejo".  
O responsável lembrou que o cante "é um património que vai muito além do Alentejo", chegando a vários pontos do País, como "os municípios da cintura de Lisboa", mas estando igualmente enraizado no estrangeiro. 
"Existem hoje grupos de cantares alentejanos por exemplo em Toronto (Canadá) ou em Paris (França)", exemplificou, defendendo que o reconhecimento desta expressão cultural pela UNESCO será importante para "a ajudar a preservar". 
No final de Setembro, a Turismo do Alentejo revelara à Lusa que o dossier desta candidatura, assim como o de outra que visa igualmente classificar o montado como Património da Humanidade pela UNESCO, devem estar concluídos no próximo ano.

António Ceia da Silva lembrou que o cante "é um património que vai muito além do Alentejo"

Sem comentários:

Enviar um comentário