domingo, 27 de novembro de 2011

Concerto musibéria Serpa


concerto musibéria
Concerto de Eduardo Paniagua sob o lema das Três Culturas medievais
Eduardo Paniagua apresenta em Serpa, no dia 9 de Dezembro, às 21h30, auditório do Musibéria - Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico, o concerto Três Culturas: judeus, cristãos e muçulmanos na Idade Média.

Galardoado em Espanha, em 2009, como Melhor Intérprete de Música Erudita, Paniagua apresentará um programa muito variado que inclui músicas de Três Culturas históricas da Idade Media: judaica, cristã e muçulmana.

Eduardo Paniagua (qanun – saltério -, flautas e coro) vem acompanhado de dois dos seus colaboradores mais frequentes dos últimos anos: o judeu argentino com raízes na Bessarábia (Leste da Europa) Jorge Rozemblum (canto judeu-hebraíco e cítola), e o multi-instrumentista sudanês Wafir Shaikheldin (canto árabe, ud - alaúde árabe - e derbuka).

Sobre o músico:
“Eduardo Paniagua é por muitos considerado como um sobredotado da música”. El País

Assim se lê no jornal “El País”, a propósito de Eduardo Paniagua. Músico desde a infância, produtor discográfico e gerador de iniciativas que reunem à sua volta o talento de muitos intérpretes excepcionais, Eduardo Paniagua é um dos principais especialistas em música da Idade Média das três grandes culturas que conviveram naquela altura na Península Ibérica.
Aos 16 anos grava os seus primeiros quatro discos com o grupo Atrium Musicae, no que trabalha de 1966 a 1983, realizando digressões pela Europa e América. Grava uma ampla discografia para Hispavox-Erato. É membro fundador dos grupos Cálamus e Hoquetus, e especializa-se em música arábico-andaluz. Participa em festivais espanhois e do Mundo Árabe: Egito, Marrocos, Líbano, Tunísia...
Em 1994 cria os grupos Música Antigua, para o trabalho musical sobre as Cantigas de Santa Maria de Alfonso X de Castela “o Sábio”, e o Ensemble Ibn Báya, dedicado ao legado da música andaluz. Paralelamente, funda e dirige o selo discográfico Pneuma, no qual tem publicado inúmeras edições relacionadas com as músicas das Três Cultura. Em 1995 inícia a colecção de música medieval ‘Hispánica’ para a Sony Classical.
Pelo sua obra e pela difusão destas músicas inéditas recebeu excelentes críticas e prémios internacionais. No “Premios de la Música 2009” (o mais importante galardão musical em Espanha), para o qual já tinha sido nomeado em várias edições anteriores, obteve o prémio de Melhor Intérprete de Música Erudita.
fonte: Câmara Municipal de Serpa

Sem comentários:

Enviar um comentário