quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Serpa: Santa Casa da Misericórdia preparada para assumir hospital

A Santa Casa da Misericórdia de Serpa está disponível para “receber de volta” a gestão do Hospital de São Paulo, que viu ser nacionalizado em 1975. A provedora diz que a instituição “pode voltar a prestar um serviço de qualidade”.

A Provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, está disponível para, 37 anos depois, “receber de volta a gestão” do Hospital de São Paulo, unidade que geriu até à nacionalização em 1975.
O anúncio foi feito pelo Primeiro-ministro que disse que o Governo vai “devolver hospitais nacionalizados às santas casas” e que o processo está programado para evoluir “a partir do primeiro trimestre do próximo ano”. Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias, confirmou a negociação para a transferência de diversas unidades, entre a que se encontrava a de Serpa.
Maria Ana Pires, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, começou por tecer criticas à actual forma de gestão “que esvaziou o hospital e deslocalizou tudo para Beja”, lembrando que a instituição já geriu a unidade até 1975 e “vai encontrar forma de a voltar a gerir”.
A Provedora lembra que “as prioridades actuais” são as duas unidades de Cuidados Continuados a entrar em funcionamento no início do ano, sustentando que “é necessário consertar medidas para voltar a prestar um serviço de qualidade às populações.
Recorde-se que o presidente da União das Misericórdias, afirmou que o plano é “manter as unidades a transferir integradas no Serviço Nacional de Saúde”, não tendo até ao momento o Ministério da Saúde comentado as anunciadas negociações, transferências e formas de gestão feitas pelo Primeiro-ministro.

Sem comentários:

Enviar um comentário