terça-feira, 27 de setembro de 2011

Serpa Cidade Equestre

Um projecto inovador de excelência “Um projecto de excelência nacional” foram as palavras do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo na apresentação do projecto Serpa Cidade Equestre, no dia 24 de Setembro, nos Paços do Concelho.

O projecto, apresentado pelo arquitecto Carvalho Araújo, alia uma parceria entre a autarquia de Serpa e a Escola de Desenvolvimento Rural de Serpa. Além de Daniel Campelo, estiveram presentes a Directora Regional de Educação do Alentejo, Maria Reina Martín, o Presidente da Turismo do Alentejo E. R. T., Ceia da Silva, o Presidente da Escola de Desenvolvimento Rural de Serpa, Luís Barradas, o presidente da Câmara, João Rocha e representantes das coudelarias do concelho e do mundo rural, eleitos e entidades locais.

Esta apresentação decorreu no âmbito da Gala Ibérica Equestre, que decorreu de 23 a 25 de Setembro e trouxe a Serpa milhares de visitantes que puderam assistir a espectáculos em que o protagonista foi o cavalo Lusitano, demonstrações do curso de Gestão Equina, da Escola Profissional, passeios e baptismos a cavalo, além da degustação da gastronomia local ao som do fado e de música cubana, tendo por cenário o Centro Histórico de Serpa. Organizada em conjunto com a Turismo Alentejo E.R.T., teve como parceiros a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa e a Sociedade Hípica “Os Cavaleiros de Serpa” e financiamento Inalentejo/QREN/UE

Serpa Cidade Equestre une um conjunto de potencialidades e necessidades da região, e em particular da cidade de Serpa, aliando tradição, cultura, turismo, conhecimento, desenvolvimento, economia local e paisagem. Neste sentido seria criado um conjunto urbano, que tivesse como referência a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (onde seria localizado), mas que incorporasse novos equipamentos e estratégias de alojamento.

Previstos no projecto estão picadeiro coberto com 60 x 20 metros para provas de ensino e salto, espaço descoberto, pista principal ou arena com 80 x 120 metros com bancadas, pista de aquecimento com 45 x 90 metros, espaço para parque de boxes e camiões, balneários, 1 ou 2 campos de guia com 15 metros de diâmetro, espaço polivalente com vista para a arena, unidade hoteleira, tipo centro de estágio, com ginásio e piscina, espaço multiuso, picadeiro 80 x 40 metros (medidas interiores), coberto com bancada para 4000 lugares, com possibilidade de desenvolver praça de touros e curros, e outras actividades, percurso de manutenção / parque verde com ligação à cidade, com capacidade para corridas de galope, pista de atrelagem e pista CCE (concurso completo de equitação), e um espaço museológico.

Sem comentários:

Enviar um comentário