terça-feira, 13 de setembro de 2011

Autarquia promove “Mobilidade alternativa”


Semana Europeia da Mobilidade
A Câmara Municipal de Serpa associou-se pelo 10º ano consecutivo à Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que decorre de 16 a 22 de Setembro, com uma série de iniciativas subordinadas ao tema transversal “Mobilidade Alternativa”.

Ver programa.

Durante a semana destacamos a utilização gratuita do autocarro eléctrico Serpentina e das bicicletas Pedaleira, acções de sensibilização sobre mobilidade, resíduos e Cartão do Munícipe e passeios pedestres e de bicicleta.

Dada a sua proximidade com as populações, as autarquias têm um papel essencial em questões ambientais e de sustentabilidade como a gestão de resíduos, a mobilidade, o planeamento urbano e de transportes, fornecendo infra-estruturas e serviços e servindo de modelo de promoção e sensibilização a outros agentes. Em nenhum outro sector é tão importante sensibilizar as pessoas de que a sua mudança de comportamento é crucial para se alcançarem os efeitos pretendidos. E ao envolver os cidadãos nas estratégias locais, consegue-se uma melhor aceitação das medidas que conduzirão à desejada mudança de comportamentos.

Cidades mais saudáveis e acessíveis, com cidadãos conscientes e informados aumentam a qualidade de vida e a defesa do ambiente e contribuem para um planeta que se quer mais são.

Sem comentários:

Enviar um comentário