segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Agricultores alentejanos preocupados com falta de água

Na zona de Serpa, as dificuldades já se sentem no pastoreio do gado e nas sementeiras. As temperaturas altas vão prejudicar a produção da azeitona.
Os agricultores alentejanos estão preocupados com o calor e a falta de chuva que estão criar dificuldades a quem quer semear. Na margem esquerda do Guadiana, há agricultores apreensivos quanto ao futuro.

A falta de água, diz Sebastião Rodrigues, “já se está a notar tanto no pastoreio do gado, assim como nas sementeiras que não se estão a conseguir fazer porque a terra esta duríssima”.

“Os agricultores têm medo que aconteça o mesmo que em 2005”, confessa o presidente da Associação de Agricultores do concelho de Serpa.

As notícias não são animadoras, sublinha Sebastião Rodrigues, porque “as temperaturas são muito elevadas para esta altura e a falta de água é algo que preocupa o sector animal (pastoreio) e as produções de cereais”.

As preocupações estendem-se também à campanha da azeitona, prestes a ter início, porque, explica o representante dos agricultores do concelho de Serpa, a “azeitona está a mirrar, a cair, e dará uma campanha fraca este ano”.

Sem comentários:

Enviar um comentário