terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Serpa Ministra da Agricultura Inaugurou a chegada da rede Eléctrica ao Interior do Concelho

Seca: Governo pode pedir ajuda a Bruxelas já em Março

Ministra ainda espera que chova

A ministra da Agricultura disse ontem em Serpa – onde inaugurou a chegada da rede eléctrica ao interior do concelho ao lado do presidente executivo da EDP, António Mexia – que o Governo está a preparar um relatório sobre os prejuízos da seca para entregar a Bruxelas já em Março. Assunção Cristas aponta o Conselho da Agricultura, no final do próximo mês, como sendo a instituição certa para pedir o auxílio para o sector. Entretanto, tal como as regiões mais afectadas, espera que a chuva chegue e minimize os estragos.

Por:Pedro Galego

"É possível que chova e, se entretanto chover, as coisas podem-se alterar", declarou a ministra. Segundo Assunção Cristas, o primeiro relatório sobre os prejuízos da seca será conhecido já na próxima semana. "[No Conselho da Agricultura] podemos pedir já a hipótese de accionar mecanismos europeus, nomeadamente para antecipar ajudas", disse, afastando para já o cenário de calamidade pública, porque o Governo precisa de mais tempo para apurar os eventuais prejuízos.
Segundo a ministra, a ‘task force’ criada pelo seu Ministério está "a trabalhar intensamente para fazer o levantamento de tudo o que são os prejuízos da seca já existentes e aqueles que previsivelmente ocorrerão" a fim de poder "reunir com as organizações de agricultores para também trocar impressões com todos e já com o panorama do País mais explicado". "Não podemos simplesmente dizer a Bruxelas: não chove e temos prejuízos", considerou Assunção Cristas, que garante estar a acompanhar a situação de perto.
"Percebo a angústia de muitos agricultores, mas precisamos de ter os dados compilados para poder analisar a situação na sua totalidade", referiu.
Segundo a ministra, o Governo vai ainda pedir a Bruxelas flexibilização "do que for possível", como das regras das medidas agro-ambientais, para poder responder às situações

Assunção Cristas e António Mexia brindaram à chegada da rede eléctrica à Serra de Serpa

Sem comentários:

Enviar um comentário