quarta-feira, 29 de maio de 2013

Eco Hortas Comunitárias do Concelho de Serpa


fonte: Câmara Municipal de Serpa
Assinatura de protocolo entre autarquia e epdrs
Eco Hortas Comunitárias do Concelho de Serpa
Foi assinado o protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Serpa e a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (EPDRS), estabelecendo a parceria no projeto Eco Hortas Comunitárias do Concelho de Serpa.

Com 31 talhões a atribuir e as inscrições a decorrer até dia 31 de maio, a Eco Horta das Carapuças, em Serpa é a primeira a arrancar no concelho.

No âmbito deste protocolo, a EPDRS compromete-se a disponibilizar, entre outros, conhecimento técnico existente, através de esclarecimentos e ações de formação. Em contrapartida o Município de Serpa disponibiliza um talhão próprio e a infraestruturas existentes para o cultivo das hortas.

A Eco Horta das Carapuças, junto à ciclovia que parte da rotunda da piscina vai permitir obter alimentos de boa qualidade o que, além de acrescentar valor ao rendimento familiar, constitui também um interessante espaço de lazer e coesão social. A valorização ambiental e o incremento de biodiversidade, a par da formação para a cidadania dos munícipes numa lógica inter-geracional, são princípios norteadores deste novo projeto.

Nestas hortas apenas se prevê a produção em modo biológico, ou seja, espaço cultivado sem a utilização de produtos químicos, em meio de produção biológica, promotor de ecossistemas naturais.

Acredita-se que desta forma será dada uma resposta às necessidades de regularização de situações de cultivo desordenado, mas também um incentivo à agricultura urbana.

Sem comentários:

Enviar um comentário