sexta-feira, 17 de agosto de 2012

V FEIRA HISTÓRICA E TRADICIONAL DE SERPA



fonte: Câmara Municipal de Serpa 

V FEIRA HISTÓRICA E TRADICIONAL DE SERPA

A Revolução de 1383/1385


A 5.ª edição da Feira História e Tradicional de Serpa, de 24 a 26 de agosto, no centro histórico da cidade, dá especial enfoque ao período da Revolução de 1383-85.


Em finais do século XIV, Portugal viveu uma crise política, económica e social que abalou as estruturas da sociedade feudal anunciando novos tempos. Com a morte do rei D. Fernando, em finais de 1383, abriu-se uma crise sucessória – a alta nobreza latifundiária e militar, a classe dominante, defendia Beatriz, casada com o monarca de Castela, o que implicava a perda de independência nacional; e a burguesia comercial e marítima, alguns pequenos nobres e, sobretudo, o “povo meúdo” apoiavam D. João, Mestre de Avis, aclamado mais tarde rei de Portugal.

É um período histórico de convulsões sociais (insurreição popular em Lisboa e revoltas em todo o País, sobretudo a Sul do Tejo) e de guerra (invasões, cercos, batalhas, assaltos, escaramuças) entre Portugal e Castela. As forças portuguesas, chefiadas por Nuno Álvares Pereira e com a ajuda de tropas inglesas, derrotam os castelhanos em várias batalhas. A vitória em Aljubarrota põe termo à guerra mas a paz com Castela só será assinada em 1411.

De acordo com o cronista Fernão Lopes, das 31 cidades e vilas que aclamaram rei o Mestre de Avis, 15 situavam-se no Alentejo. De 98 povoações referidas como apoiantes de D. João I, 35 eram alentejanas. Serpa era uma delas.
Programação
Sexta-feira 24 de agosto 2012
18h00 Desfile pelas ruas de Serpa – Início Mercado, Rua Dr. Eduardo Fernandes de Oliveira, Alameda Abade Corrêa da Serra, Rua do Calvário, Largo 5 de Outubro, Rua dos Fidalgos, Praça da República - discurso de abertura da feira
19h00 Arraial, arraial por Portugal (espetáculo sobre a História de Serpa) - Praça da República
20h30 Lenda de Serpa – A Serpe do Rio Ana – Escadas de Santa Maria
22h00 Caravana Moura – Saída das Portas de Beja e da Rua dos Fidalgos
00h30 Espetáculo de fogo – Praça da República
Sábado 25 de agosto 2012
18h00 Arruada com grupo musical e personagens – Início Portas de Beja e desfile pelas ruas da Feira
19h30 Combater dos Castelhanos - Início Portas de Beja - espetáculo na Praça da República
20h00 Ceia – Wasabi (dependente de nº mínimo de participantes)
20h30 Lenda de Serpa – A Lenda de Serpínia - Escadas de Santa Maria
21h30 – Competição de Gentes de Portugal (Associação UAI) e Castela (Cortegana) – Jogos Tradicionais – Liça, Largo dos Condes de Ficalho
22h30 Torneio de armas com cavalos – Liça, Largo dos Condes de Ficalho
23h30 Espetáculo Musical com Colibry – Praça da República
00h30 Espetáculo de fogo - Praça da República
Domingo 26 de agosto 2012
18h00 Arruada com grupo musical e personagens - Início Portas de Beja e desfile pelas ruas da Feira
19h30 Desfile vitorioso das tropas Portuguesas - Início Portas de Beja e desfile pelas ruas da Feira – Praça da República
20h30 Lenda de Serpa - Escadas de Santa Maria
21h30 Torneio de armas com cavalos – Liça, Largo dos Condes de Ficalho
22h30 Espetáculo Musical com Tuttis Catraputtis - Praça da República
23h30 Espetáculo de encerramento com todos os grupos - Praça da República
Durante os horários de abertura da feira haverá animação permanente com danças palacianas, do povo e do ventre, música, demonstração de falcoaria (espaço da feira), exposição de falcoaria (castelo) exposição de cobras (castelo), personagens, ateliês de ofícios (largo Condes de Ficalho), mesa pedagógica (Castelo), animação de rua e alusões à História de Serpa.
Acampamento Civil – Junto à Liça – Largo dos Condes de Ficalho
:: Organização: Câmara Municipal de Serpa
:: Colaboração de: Juntas de Freguesia do Concelho; Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Serpa; Ayuntamiento de Cortegana – Concejalía de Cultura; Associação UAI; Casa do Benfica de Serpa; Creche - Jardim de Infância Nossa Senhora da Conceição; Comissão de Festas De Nossa Senhora de Guadalupe - Serpa; Comissão de Festas das Santas Cruzes - Vila Nova de São Bento; Futebol Clube de Serpa; Sociedade Filarmónica de Serpa; Sociedade Luso União Serpense; Sociedade S. Vicente Paulo
:: Associação Cavaleiros Negros


A ficha de inscrição tem por objetivo a candidatura de entidades locais aos espaços “Taverna” e bancas de artesanato, produtos alimentares e não alimentares.

No caso das Tavernas, a candidatura tem a data de término de 16 de julho (segunda feira) e nas restantes situações de 30 de julho (ver Normas e respetivas condições enunciadas).

Sem comentários:

Enviar um comentário