sábado, 14 de abril de 2012

Regional | 07:00 | 14-04-2012
Vila Verde de Ficalho: Homenageia esta noite João Monge
A Praça Conde de Ficalho recebe esta noite uma homenagem a João Monge, num espectáculo que reúne os músicos: Rui Veloso, Tim, João Gil, Nuno Guerreiro, Manuel Paulo, Nancy Vieira e Paulo Ribeiro.
A Praça Conde de Ficalho, em Vila Verde de Ficalho, acolhe esta noite, pelas 22.00 horas, uma homenagem a João Monge, pelas suas raízes faialenses e para exprimir assim, o carinho e a imensa gratidão pelo seu contributo cultural, que ficará para sempre ligado à região alentejana.
Em Ficalho acreditam que grande parte da inspiração de João Monge foi encontrada naquela região, e identificam na sua obra “figuras” que só são possíveis de encontrar naquele local, como a “rosa albardeira”, o “expresso da Piedade” e “as oliveiras de candeio”, entre outras…
Marcando esta homenagem, haverá um espectáculo que contará com a participação de Rui VelosoTimJoão GilNuno GuerreiroManuel PauloNancy Vieira e Paulo Ribeiro.
As raízes alentejanas de João Monge são por demais evidentes nas suas composições, como por exemplo “Postal dos Correios”, uma referência para várias famílias alentejanas que rumam a Lisboa ou se ficam na margem Sul, como por exemplo nas áreas da Cova da Piedade, Barreiro, Mem Martins ou Alverca.
Foi um dos membros fundadores do grupo musical português Ala dos Namorados, criado em 1993, conjuntamente com João Gil e Manuel Paulo, aos quais se juntou depois José Moz Carrapa e mais tarde Nuno Guerreiro.
A Ala conseguiu bastante êxito nos anos 1990, tendo inclusivamente, actuado por diversas vezes em festivais fora de Portugal. "Solta-se o beijo" e "Loucos de Lisboa" foram, nessa altura, algumas das suas canções mais populares.
Em 2007, após a saída de João Gil para formar a Filarmónica Gil, tendo como guitarrista Mário Delgado e com canções de João Monge e Manuel Paulo, também responsável pela produção, o grupo edita Mentiroso Normal. Foi ainda membro do agrupamento musical Rio Grande e autor da letra "Questão de Confiança" do 13º álbum de Rui Veloso "A Espuma das Canções”. 
Ana Elias de Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário