Jogos Municipais de Serpa arancam a 5 de maio | |
![]() | |
Os Jogos Municipais de Serpa realizam-se entre 5 de maio e 23 de junho e a autarquia espera dinamizar clubes, associações e coletividades das várias freguesias do concelho, mobilizando mais de 700 atletas. As inscrições, para equipas e individuais são grátis e podem ser efetuadas até ao dia 6 de maio através de impresso próprio na Câmara Municipal, Biblioteca Municipal, Juntas de Freguesia, parques e pavilhões, clubes e coletividades ou através do site do município ( www.cm-serpa.pt ) Numa organização da Câmara Municipal, Juntas de Freguesias do concelho e Movimento Associativo, os Jogos contemplam as seguintes modalidades: andebol, aeróbica/step, basquetebol 3x3, body combat, boxe, BTT, caminhada, cicloturismo, damas, equitação, futebol de 7, futsal, ginástica de manutenção, karaté, malha, natação, patinagem, sueca, ténis de campo, ténis de mesa, truco e voleibol 2x2. Os jogos municipais tiveram a sua primeira edição em 1987 e realizaram-se ininterruptamente durante quase uma década. Em 2010 a autarquia decidiu reiniciar os jogos, e as edições de 2010 e 2011 revelaram-se um sucesso contando com mais de 700 participantes em cada ano, número que subirá esta edição segundo estimativa da edilidade. |
A Praça Conde de Ficalho, em Vila Verde de Ficalho, acolhe esta noite, pelas 22.00 horas, uma homenagem a João Monge, pelas suas raízes faialenses e para exprimir assim, o carinho e a imensa gratidão pelo seu contributo cultural, que ficará para sempre ligado à região alentejana.
Em Ficalho acreditam que grande parte da inspiração de João Monge foi encontrada naquela região, e identificam na sua obra “figuras” que só são possíveis de encontrar naquele local, como a “rosa albardeira”, o “expresso da Piedade” e “as oliveiras de candeio”, entre outras…
Marcando esta homenagem, haverá um espectáculo que contará com a participação de Rui Veloso, Tim, João Gil, Nuno Guerreiro, Manuel Paulo, Nancy Vieira e Paulo Ribeiro.
As raízes alentejanas de João Monge são por demais evidentes nas suas composições, como por exemplo “Postal dos Correios”, uma referência para várias famílias alentejanas que rumam a Lisboa ou se ficam na margem Sul, como por exemplo nas áreas da Cova da Piedade, Barreiro, Mem Martins ou Alverca.
Foi um dos membros fundadores do grupo musical português Ala dos Namorados, criado em 1993, conjuntamente com João Gil e Manuel Paulo, aos quais se juntou depois José Moz Carrapa e mais tarde Nuno Guerreiro.
A Ala conseguiu bastante êxito nos anos 1990, tendo inclusivamente, actuado por diversas vezes em festivais fora de Portugal. "Solta-se o beijo" e "Loucos de Lisboa" foram, nessa altura, algumas das suas canções mais populares.
Em 2007, após a saída de João Gil para formar a Filarmónica Gil, tendo como guitarrista Mário Delgado e com canções de João Monge e Manuel Paulo, também responsável pela produção, o grupo edita Mentiroso Normal. Foi ainda membro do agrupamento musical Rio Grande e autor da letra "Questão de Confiança" do 13º álbum de Rui Veloso "A Espuma das Canções”.
Ana Elias de Freitas