terça-feira, 28 de abril de 2015

Simpósio educação & saúde mental Serpa 8 e 9 de maio 2015


fonte: Câmara Municipal de Serpa

8 e 9 de maio 2015
1º Simpósio Educação e Saúde Mental

Ficha de Inscrição

Programa para descarregar 

Dia 8 de Maio de 2015
Sessão de abertura
Cineteatro de Serpa
09:00
Miguel Rodrigues - Presidente da APACS
Isabel Louzeiro - Diretora do Agrupamento de escolas nº 1 de Serpa
Luísa Mota - Delegação do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Representante do Ministro da Saúde
Representante -Ministro da Educação
Representante do Ministro da Solidariedade e do Trabalho
Tomé Pires - Presidente da Câmara Municipal de Serpa
Isabel Estevens - Vereadora do Pelouro da Educação e Cultura da CMS

GRUPO CORAL DOS ALUNOS DA ESCOLA ABADE CORREIA DA SERRA – CANTE NAS ESCOLAS- PROJ. CMS

Conferência I
09:30 – 12:30
Alternativa/s para a Educação
Nesta conferência será apresentada uma reflexão em torno de práticas educativas inovadoras que possibilitem o desenvolvimento biopsicossocial dos indivíduos, respeitando as características inerentes de cada pessoa, e potenciando simultaneamente sentimentos de autorrealização e respostas às necessidades quer pessoais, quer da comunidade / sociedade.
1- Céu André - Movimento da Escola Moderna
2- João Ferreira - Escola Livre do Algarve- Associação Pedagógica dos Estudos Waldorf
3- Francisca Monteiro - Escola da Ponte
4- Meike Muller - Escola da Esperança International School (Tamera - Alentejo)
5- Luís Barradas – Diretor da Escola Profissional e Desenvolvimento Rural de Serpa – EPDRS
6- Francisco Oliveira – Diretor do Agrupamento nº2 de Serpa - Presidente da Mesa
7- César Silveira - Diretor do MUSIBÉRIA “Avaliação e a Comunidade”
8- Paulo Louro- Psicólogo Educacional – Professor no ISPA - Especialista Em Psicologia da Educação “Cidade Educadora e Processos de Descentralização da Educação”

Almoço- Molhó Bico
II Conferência
14:00 - 16:10
Apresentações, Analises e Reflexões sobre aspetos positivos e aspetos a melhorar na inter-relação institucional / organizacional dos diferentes intervenientes nos processos de acompanhamento de crianças e suas famílias.
Intervenção Psico-médico-educativa – Intervenção Sistémica?
Presidente da mesa - Miguel Rodrigues - Presidente da APACS – Psicólogo Educacional
1- Hugo Morales – Psicólogo Social – Especialista em Politicas Educativas e Neurociências – Especialização em Maus Tratos Infantis, Desenvolvimento e Saúde na Adolescência – Doutorado em Investigação Psicossocial e Educativa Aplicada a Contextos Reeducativos (Peru); Research Group on Education and Health (vídeo conferencia: Peru – Portugal)
2- Luísa Moita - Ordem dos Psicólogos Portugueses
3- Clara Castilho - Psicóloga Clinica - CASA DA PRAIA – Centro Dr. João dos Santos
4 - Isabel Santos – Médica Pedopsiquiatra - Hospital de Beja – Departamento de Psiquiatria –
5- Ângela Soares – Assistente Social - Intervenção Precoce de Serpa
6- Carina Ramos - Psicóloga Educacional e Vera Picamilho - Assistente Social - Agrupamento de Escolas de Moura – GAAF –
7- Mariana Oca – Professora responsável pela Educação Especial - Agrupamento nº1 de Serpa

COFFEEBREAK
Concerto – Artistas da Escola Internacional de Danças e Músicas Ibéricas - MUSIBÉRIA

III Conferência
16:30 -18:45
Dimensões Psicoafectivas / “RE” Habilitação e Capacitação
Apresentações que visam promover o debate sobre situações que preocupam as famílias e a escola. Propostas com vista à evolução de práticas educativas na família, na escola e na relação família-escola-alunos.
1 - As Famílias (Novas) – Análise do paradigma social – Jaime Salvadinho Psicólogo Clínico - Presidente da Mesa
2- CONTOS D’AQUI – Projeto de Biblioteca do Agrupamento nº1 de Serpa – Professora Lúcia Chaveiro – A criança, a família, as relações e o Afeto.
3-Projeto “Cuidar de Mim” - Programa de “Re”habilitação Psicobiosocial – Associação Desportiva BOXERPA, Carlos Gaspar, Treinador, Rita Neca, Terapeuta da Fala, Técnica de Serviço Social, Vanda Afonso e Miguel Rodrigues, Psicólogo Educacional
4-Bulliyng – Intervenção na Escola e em Casa – Luís Fernandes - Psicólogo Educacional – Especialista em Intervenção no meio escolar;
5- E a saúde mental? – Promoção ativa da saúde mental e do bem-estar psicológico dos alunos na escola e em casa com Rita Castanheira Alves – Psicóloga Clinica infanto-juvenil e de aconselhamento parental
Uma comunicação para docentes e não docentes, pais e encarregados de educação sobre a importância fundamental da promoção da saúde mental e do bem-estar psicológico dos estudantes em casa e na escola e como podem os agentes educativos, diariamente, facilitar essa promoção, essencial para um adequado desenvolvimento e sucesso académico.
6- “E depois vamos todos ficar “morridos” ?!” : O Luto na Criança e reflexos na Escola –Guida Ascensão - Psicóloga Clínica no Centro de Serpa

Apresentação de Livro “A Psicóloga dos Miúdos – Guia prático para todos os pais” de Rita Castanheira Alves às 19:00 – (Átrio do Cineteatro)

Visita Guiada ao MUSIBÉRIA - CENTRO INTERNACIONAL DE MÚSICAS E DANÇAS DO MUNDO
Jantar Restaurante Alentejano às 20:30

Dia 9 de maio de 2015
WORKSHOPS
LOCAL: MUSIBÉRIA - CENTRO INTERNACIONAL DE MÚSICAS E DANÇAS DO MUNDO

9:00 - 10:50
MINDFULNESS PARA CRIANÇAS E ADULTOS
Dirigido pela Mónica Magano
Criadora e Coordenadora do Modelo “Crescer a Ser, Desenvolvimento Consciente. Um modelo que orienta crianças e jovens no sentido de um desenvolvimento mais consciente, trazendo um maior autoconhecimento, através da meditação, educação emocional, entre outras diversas ferramentas.

9:00 - 10:50
TRANGERACIONALIDADE FAMILIAR; HERANÇA PSICOLÓGICA”
Dirigido por Jaime Salvadinho, Psicólogo Clínico
O conhecimento acerca de nós próprios é inseparável do aprofundamento da árvore genealógica e envolve várias gerações, ao longo das quais determinadas configurações tendem a repetir-se. A árvore genealógica comporta-se assim como um todo que evolui no tempo.
O indivíduo é produto de duas forças complementares: a força imitadora - dirigida pelo grupo familiar e pela sociedade em geral, atuando a partir do passado e orientada para a repetição de padrões – e a força criadora - ligada às possibilidades do futuro, à mudança e ao desenvolvimento do ser essencial. A imposição de ideias ou tabus familiares inibe a expressão do eu essencial, em detrimento de horizontes deliberadamente autolimitados. O desafio consiste em adquirir consciência da nossa programação familiar, libertando-nos de um conjunto de condicionamentos que obstaculizam o caminho de encontro a uma expressão mais autêntica e saudável.

11:00 – 13:00
CONSTELAÇÕES FAMILIARES “OUTROS CAMINHOS PARA A CURA”
Dirigido por Leonor Monteiro
Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta
Este Workshop proporciona uma experiência inovadora e conhecimento do trabalho de Bert Hellinger explorando causas sistémicas, designadamente para a doença mental. Apresenta outros caminhos para a Cura. Também terá a oportunidade de participar no trabalho de um tema com esta abordagem terapêutica das constelações.

9:00-10:50
PAIS (DES)CANSADOS, FILHOS (DE)STRESSADOS – estratégias de regulação de stress familiar e promoção de práticas familiares saudáveis
Um workshop dirigido pela Rita Castanheira Alves – Psicóloga Clinica:
Prático, pragmático e dinâmico para pais e encarregados de educação em que a regulação do stress familiar será o tema principal. Através de uam abordagem muito virada para a aplicação prática e fácil, pretende-se que, no final do workshop, os pais participantes regressem a casa com um conjunto de estratégias para melhor gestão do stress familiar e uma melhor autorregulação emocional, essencial para o bem-estar psicológico individual e familiar.
Nas duas horas, a proposta é evitar que tenha uma família à beira de um ataque de nervos: não só ajudando os pais a conhecer alguns truques de gestão de stress familiar, mas também dicas práticas de promoção de bom ambiente e relações familiares saudáveis, para que todos consigam ter o seu tempo individual, o tempo em família e uma equilibrada conciliação dos diversos papéis e exigências diárias.

11:00 – 13:00
EDUCAÇÃO ESPECIAL: DÉFICE DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE
Dirigido por Susana Marques da Cunha
Mãe do Tomás, Professora Universitária, Psicóloga Educacional e Neuropsicóloga Clínica
Existem crianças distraídas, crianças muito distraídas, crianças ativas, crianças muito ativas e...as outras crianças. Conhecer a diferença entre uma criança desatenta e irrequieta e uma criança com perturbação de défice de atenção e hiperativa é o ponto de partida para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar psicológico destas crianças e dos seus cuidadores. As problemáticas neurodesenvolvimentais influem significativamente na dinâmica educativa exigindo a pais e professores capacidades especiais de compreensão e intervenção nos domínios do comportamento e dos processos de ensino-aprendizagem. Pretende-se neste workshop desenvolver competências para a identificação dos sinais de alerta ao longo do desenvolvimento infantil e fomentar estratégias adequadas de intervenção com crianças e jovens com Défice de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade.

15:30 – 16:45
BALL 17 – Companhia de Teatro Profissional
Espetáculo de Teatro Fórum sobre bullying
“OLHAR DE NOVO”
Usando como pretexto a história de três amigas cuja relação se deteriora perante o olhar da plateia, o fenómeno (tão na ordem do dia) Bullying será analisado, discutido, dissecado, virado do avesso. Porque o teatro, ao contrário da vida, permite voltar atrás, fazer outras escolhas, mudar o passado, transformar o futuro.
35.ª Produção Baal17 – Companhia de teatro
Classificação: M/14 anos
Duração: 70 minutos

Iniciativa: APACS- Associação de Pais e Encarregado de Educação da Escola Abade Correia da Serra
Coorganização: APACS- Associação de Pais e Encarregado de Educação da Escola Abade Correia da Serra; Câmara Municipal de Serpa; Sulcena- Associação Cultural
Parceiros: Agrupamento de Escolas nº1 e 2 de Serpa; Centro de Saúde de Serpa;
Apoios: Caixa de Crédito Agrícola de Serpa; Monte da Capela, Lda; Super Bock; Intermarché

Sem comentários:

Enviar um comentário