sábado, 29 de outubro de 2011

ESPETÁCULO, ANIMAÇÃO E CONVÍVIO

ESPETÁCULO, ANIMAÇÃO E CONVÍVIO
Câmara Municipal deu boas-vindas a trabalhadores das escolas do concelho
Perto de uma centena de professores, funcionários administrativos e auxiliares de ação educativa das escolas do concelho de Serpa compareceram à receção organizada pela Câmara Municipal no dia 26 de outubro. A iniciativa decorreu no cineteatro municipal e na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (EPDRS).

Com Isabel Estevens, vereadora com o pelouro da Educação, como anfitriã, as boas-vindas começaram no cineteatro municipal de Serpa com uma curta-metragem e uma peça de teatro apresentados por alunos da Escola Secundária de Serpa. O pequeno filme, denominado “A Cassette” e produzido no âmbito do projeto “O Primeiro Olhar”, desenvolvido pela Associação Filhos de Lumière, teve a participação de alunos da escola Abade Correia da Serra; a peça, intitulada “Ser Professor”, foi da responsabilidade do clube de teatro, dirigido pela professora Maria João Brasão. O Coral da Academia de Serpa, orientado por Pedro Mestre, fechou a primeira parte do serão com temas do cancioneiro regional alentejano.

A segunda parte, que decorreu na escola profissional, iniciou-se com Armando Torrão e o “seu” grupo de guitarras da Academia de Serpa e prosseguiu com um jantar volante no qual participaram perto de uma centena de profissionais da Educação. Já com as presenças de Tomé Pires, vice-presidente da câmara de Serpa e de Luís Barradas, diretor da EPDRS, foram distribuídas lembranças por parte da autarquia e da escola. O convívio estendeu-se pela noite dentro com música de dança escolhida pelo “DJ” Francisco Mira.

A Câmara Municipal pretendeu, assim, dar a todos os trabalhadores das escolas do concelho uma palavra de “carinho” e de “agradecimento”, conforme expressou a vereadora, proporcionando-lhes um momento de convívio.

A organização foi da Câmara Municipal, com colaborações da EPDRS e da empresa AnimaSul. O jantar (saborosíssimo!), foi confecionado pela Residência para Estudantes de Serpa.

(Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Tromba de Água Provocou inundações em Vila Verde de Ficalho

O mau tempo que se registou durante a tarde e princípio da noite de 26 de Outubro 2011 no Alentejo , provocou várias inundações em habitações familiares e estabelecimentos comerciais, em Vila Verde de Ficalho  freguesia do Concelho de Serpa, Distrito de Beja.  No local estiveram 7 elementos dos  Bombeiros Voluntários de Serpa apoiados por 2 veículos pesados.


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Bombeiros Voluntários de Serpa recebem electrodomésticos velhos


Bombeiros Voluntários de Serpa Recebem electrodomésticos velhos e habilita-se a ganhar uma ambulância.














A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Serpa aderiu à campanha “Quartel Electrão”, promovida pela Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos.Em termos absolutos, a corporação que recolher o maior peso dos referidos resíduos receberá uma ambulância, enquanto a que ficar em segundo receberá uma lavandaria profissional para bombeiros. A campanha “Quartel Electrão” decorre até ao dia 30 Dezembro de 2011.
As 10 corporações que reunirem o maior peso de resíduos per capita, tendo como referência o número de habitantes da sua área geográfica de influência, receberão um cartão pré-pago de combustível da Repsol no valor de 1500 Euros

Vamos fazer com que os nosso bombeiros sejam cada dia mais fortes no socorro!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Futebol Clube de Serpa empata com A.J.D.Rosairense 5ª jornada distrital seniores


Campo de jogos de Almodovar A.J.D.Rosairense-F.C.SERPA- Como se previa jogo bastante equilibrado, num campo sintetico onde o vento forte é sempre um contra para  quem lá joga.Na primeira parte o Rosairense mostrou ser uma equipa com muita qualidade, mas foi o F.C.SERPA que a jogar contra o vento foi quem melhor se adaptou com um meio campo com grande qualidade e com rapidas trocas de bola deixava os jogadores adversários algo confusos ,mas seria o Rosairense a dispor da 1ª oportunidade com Pacheco a rematar para boa defesa do sempre seguro Marcos, depois com 20m de jogo uma contrariedade para o Serpa sai Baba lesionado e entra Adriano,até fim da 1ªparte por 2 vezes o Serpa poderia ter marcado,com Vasques na marcação de um livre a colocar muitas dificuldades ao g.redes contrario,chegava ao fim o 1º tempo com dominio do F.C.SERPA mas sempre a pecar no ultimo terço do campo,poucos arriscam no remate a baliza.No 2º tempo e com o vento a favor pensava-se  que a equipa visitante iria tirar partido do mesmo mas não foi bem assim,o Rosairense fez algumas mexidas e começou também a circular a bola junto a relva e com rápidas jogadas pelas laterais deixava sempre em aviso a defensiva do Serpa,mas foi o Serpa quem falhou 3 oportunidades claras de golo tendo o Rosairense falhado uma tbm bastante clara na cara de Marcos,Lage seria o perdulário da tarde ao não conseguir por duas vezes na cara do g.redes atirar para um fundo da baliza,uma delas uma bola vinda da barra enviada por Filipe Costa,quando se gritava golo LAGE conseguiu o impossivel,atirar por cima,o tempo ia passando com o serpa sempre a chegar com perigo mas a pecar no ultimo terço uma vez mais,o Rosairense chegava sempre com muito perigo nas bolas paradas sempre batidas para o interior da area,ate final foi um bola lá bola cá pelo que o resultado se ajusta na perfeição ao que se passou em campo,com 2 boas equipas deste campeonato e a destacar outra boa equipa a de arbitragem,está de parabéns pelo bom trabalho desenvolvido sobre o relvado,sempre deixando jogar e com um dialogo simples e sem complicações,vem provar que quando assim acontece tudo se torna mais facil para todos.RESULTADO FINAL AJD ROSAIRENSE-F.C.SERPA-0

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

20 Outubro - Medidas pela manutenção e reposição dos serviços do Hospital de Serpa

No seguimento da reunião com a população no passado dia 29 de Setembro em que foi aprovada a Resolução em defesa dos serviços de saúde, estiveram reunidos, com o objectivo de dar continuidade à luta, os presidentes da Assembleia Municipal, Câmara Municipal e Juntas de Freguesia do concelho de Serpa. Já tendo sido dado conhecimento da referida Resolução aos Órgãos de Soberania, aos Grupos Parlamentares, à Administração Regional de Saúde e ao Conselho de Administração da ULSBA/Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, foram decididas outras acções imediatas, nomeadamente:

- Apresentar uma petição Pela manutenção e reposição dos serviços do Hospital de S. Paulo, em Serpa;
- Solicitar uma reunião com todos os grupos Parlamentares;
- Solicitar uma reunião com a Administração Regional de Saúde do Alentejo;
- Solicitar uma reunião com o Conselho de Administração da ULSBA.

Foi decidido também efectuar regularmente reuniões conjuntas de acompanhamento da situação e promover publicamente informação sobre os resultados obtidos com as iniciativas programadas.







quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Classificação da Igreja de Santa Iria

Encontra-se disponível para consulta o Anúncio do Projecto de Decisão da classificação como Monumento de Interesse Público e classificação da respectiva Zona Especial de Protecção da Igreja de Santa Iria, freguesia de Salvador, Concelho de Serpa.
O processo administrativo original está disponível para consulta na Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), Rua dos Burgos, n.º 5 - 7000-863 Évora

Nos termos dos artigos 27.º e 46.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, de 23 de Outubro, os elementos relevantes do processo estão disponíveis nas páginas eletrónicas da DRCA, em www.cultura-alentejo.pt e do IGESPAR, I.P., em www.igespar.pt

Alqueva: Após 14 anos de obra, rega 30 mil hectares e pode abastecer 200 mil pessoas

Alqueva: Após 14 anos de obra, rega 30 mil hectares e pode abastecer 200 mil pessoas
No terreno há 14 anos, o projecto de Alqueva, rega, produz energia e abastece populações. A quatro anos da data prevista para a conclusão, já terão sido investido 1,8 mil milhões de euros.
O projecto Alqueva que arrancou no terreno em 1997, rega 30 mil hectares, produz energia e abastece quase 200 mil pessoas, após investimento superior a 1,8 mil milhões de euros.
Segundo um estudo promovido pela agência Lusa, o projecto Alqueva, que arrancou no terreno em 1997 com a construção da barragem, prevê um investimento total de 2.563 milhões de euros, dos quais 1.845 milhões de euros já foram investidos nas valências agrícola, hidroeléctrica e de abastecimento público de água.
Com conclusão prevista para 2025 e antecipada para 2013, o projecto sofreu um reajustamento, uma vez que a ministra da Agricultura do novo Governo PSD/CDS-PP, Assunção Cristas, já disse que “não é possível” concluir o projecto em 2013, mas prometeu “grande empenho” para o terminar “tão cedo quanto possível”, “desejavelmente até final de 2015”, mas “depende das condições de financiamento do Estado”.
Dos 110 mil hectares de regadio previstos no projecto global, estão instalados cerca de 52 mil, dos quais 21 mil estão a ser regados por agricultores e aos quais somam-se 8.041 hectares de regadios por captação directa autorizados pela EDIA no âmbito da concessão do domínio público hídrico.
Segundo a EDIA, citada pela agência estatal, para concluir o projecto falta construir 44 mil hectares de regadio e outras infra-estruturas da rede primária e são necessários 200 milhões de euros da parte da comparticipação nacional, que é assegurada pelo Estado.
Em 2010, a EDIA terminou as ligações entre Alqueva e as albufeiras de abastecimento público de água abrangidas pelo projecto, que já pode “reforçar” o abastecimento a cerca de 200 mil habitantes nos distritos de Beja e Évora, sempre que as albufeiras apresentem necessidade de água.
Na valência de energia, além das centrais de Alqueva e do Pedrógão, concessionadas à EDP, a EDIA terminou este ano a instalação das cinco centrais mini-hídricas, localizadas junto às barragens de Alvito, Odivelas, Pisão, Roxo e Serpa, no distrito de Beja, e que juntas irão produzir 30 gigawatts de energia em ano médio.
De salientar que o projecto obrigou à construção de uma nova povoação para alojar os habitantes da antiga aldeia da Luz, submersa pelas águas da albufeira, e Alqueva já é o maior lago artificial da Europa, com uma área de 250 quilómetros quadrados e cerca de 1 160 quilómetros de margens.
 
Teixeira Correia
 
 

Serpa: Acidente de trabalho na Central Solar

ebentamento e incêndio na Central Solar de Serpa, fere trabalhador que procedia a trabalho de manutenção de um posto de transformação.

Um homem de 26 anos, ficou ontem ferido na sequência de um rebentamento num posto de transformação (PT) da Central Solar de Brinches, concelho de Serpa, quando procedia à manutenção da estrutura.
O trabalhador, natural de Loures, “por motivos não apurados”, segundo fonte dos bombeiros, foi surpreendido por um forte disparo, que provocou um incêndio, causando “ferimentos graves”.
O incêndio no PT foi dominado pelos Bombeiros de Serpa, que aguardaram no local pela chegada de um técnico da empresa, por forma a “salvaguardar qualquer outro incidente, durante a avaliação dos estragos”.
O alerta foi dado cerca das 15h10 e ao local ocorreram 9 elementos e 3 viaturas dos Voluntários serpenses, a que se juntou a VMER do Hospital de Beja para onde o trabalhador foi transportado. Por precaução, apesar de não ter sido chamado, compareceu também o piquete da EDP.
Segundo informações do Gabinete de Relações Públicas da unidade de saúde, “o homem estava consciente e não corria perigo de vida”.
O projecto da Central Solar de Serpa é levado a cabo pela empresa Catavento, sendo detido pela General Electrics e é mantido pela Powerlight e tem uma capacidade instalada de 11 megawatts.

Teixeira Correia


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Futebol Clube de Serpa vence Odemirense

No campo Manuel Baião disputou-se a mais um jogo a contar para a  4ª jornada do Distrital de Beja em Seniores, com o resultado a pender para a equipa da casa por 2 a 1. Numa tarde excelente para a prática do futebol no relvado sintético evoluíram duas excelentes equipas, com ambas a demonstrarem desde cedo que queriam a vitória, o Odemirense começou melhor e por duas ocasiões podia ter dado avanço ao marcador mas pela frente encontrou um superior Marcos  guarda redes da casa que fez duas grandes defesas, até ao intervalo jogou-se com grande intensidade a meio campo, mas longe das balizas. No inicio da segunda parte foi o Serpa a entrar mais forte e a mexer com o marcador com Baba a finalizar uma grande jogada, os visitantes procuram reagir a desvantagem tentam subir no terreno de jogo mas é o Serpa que tem as melhores oportunidades para matar o jogo novamente por Baba e depois pelo capitão Vilão. Quase no final do jogo Adriano acabado de entrar faz um chapéu de grande execução,faz o golo da tarde e descansa os adeptos da casa de que a vitória não iria fugir. Nos descontos o Odemirense reduz de grande penalidade com o o beneficio da dúvida para o arbitro que levou muito tempo a decidir-se pela penalidade. Jogo bem disputado por duas equipas fortes deste campeonato em que o Serpa acaba por ser um justo vencedor pelas ocasiões e união de grupo que demonstrou em campo. Arbitragem regular



Agricultores alentejanos preocupados com falta de água

Na zona de Serpa, as dificuldades já se sentem no pastoreio do gado e nas sementeiras. As temperaturas altas vão prejudicar a produção da azeitona.
Os agricultores alentejanos estão preocupados com o calor e a falta de chuva que estão criar dificuldades a quem quer semear. Na margem esquerda do Guadiana, há agricultores apreensivos quanto ao futuro.

A falta de água, diz Sebastião Rodrigues, “já se está a notar tanto no pastoreio do gado, assim como nas sementeiras que não se estão a conseguir fazer porque a terra esta duríssima”.

“Os agricultores têm medo que aconteça o mesmo que em 2005”, confessa o presidente da Associação de Agricultores do concelho de Serpa.

As notícias não são animadoras, sublinha Sebastião Rodrigues, porque “as temperaturas são muito elevadas para esta altura e a falta de água é algo que preocupa o sector animal (pastoreio) e as produções de cereais”.

As preocupações estendem-se também à campanha da azeitona, prestes a ter início, porque, explica o representante dos agricultores do concelho de Serpa, a “azeitona está a mirrar, a cair, e dará uma campanha fraca este ano”.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Vale de Vargo (Serpa): População reivindica reparação de estrada até Serpa, através de marcha lenta

Realiza-se hoje, uma marcha lenta, entre o cruzamento de Vale de Vargo e a entrada de Serpa. Um protesto pacífico que tem como objectivo chamar a atenção para a degradação da estrada que liga Vale de Vargo a Serpa e para o facto da EDIA, não ter cumprido a promessa de reparar este troço.
A EDIA garantiu à Voz da Planície que só falta assinar o contrato com o empreiteiro e que as obras de reparação deverão começar durante este mês de Outubro.
Junta de Freguesia, população e Comissão de Utentes decidiram realizar hoje, a partir das 17.00 horas, uma marcha lenta, entre o cruzamento de Vale de Vargo e a entrada de Serpa, num percurso de cerca de 12 quilómetros.
Francisco Godinho, presidente da Junta de Freguesia de Vale de Vargo, explicou à Voz da Planície os motivos deste “protesto pacífico”, como lhe chamou, começando por dizer que “ a estrada em causa sofreu danos graves depois da intervenção que a EDIA fez, em 2009, nos canais de rega daquela zona”. Prosseguiu referindo que “a Junta reuniu, em 2010, com a EDIA para pedir uma resolução deste problema” e que “até agora não deu qualquer resposta”. Referiu também que “as informações” que tem conseguido obter, “têm vindo através da Câmara de Serpa”, que tem em seu poder “um ofício onde a EDIA se comprometeu, junto da autarquia serpense, a fazer as obras até ao final do passado mês de Setembro” e que “não cumpriu”. Frisou, igualmente, que “estamos em Outubro” e que “está na altura de defender uma causa que é mais que justa”.
“Esperamos que com este protesto pacífico a EDIA deixe de ignorar esta situação e que faça as obras de reparação da estrada que liga Vale de Vargo a Serpa, antes que o Inverno comece e que torne ainda mais insuportável, do que já é, circular neste troço”, disse também Francisco Godinho. O presidente da Junta adiantou que “foram convidados a participar neste protesto pacífico, a Assembleia Municipal de Serpa e os eleitos da Câmara”.
A Voz da Planície contactou a EDIA e o porta-voz da empresa, Carlos Silva, explicou que “os processos demoram o seu tempo” e que “existem prazos que não podem ser ultrapassados”. Garantiu ainda, que “neste momento só falta assinar contrato com o empreiteiro” e que “as obras de reparação deverão começar, com toda a certeza, durante este mês de Outubro”.

Futebol Clube de Serpa vence Ferreirense 3ª jornada distrital seniores

Se há jogos de sofrimento e luta este de Ferreira foi um deles,Vitoria dificilima mas com um sabor especial,pela entrega e dedicação de todos,o jogo de Ferreira começou bastante equilibrado mas a passagem dos 15 minutos tudo se ia alterar,jogada na área do Serpa entre Veiga e Dário com este ultimo a cair e o juiz Aurélio a marcar grande penalidade,algumas duvidas mas...Chamado a marcar o experiente jogador Nuno Curto não ia falhar rematando ao meio da baliza a guarda de Marcos,5 minutos depois nova contrariedade para o Serpa com Roger a ver o 2º amarelo,se o 1º já tinha sido injusto este então foi de bradar aos ceus,um remate a queima impossivel do nosso jogador esconder o braço,mas o sr juiz assim não entendeu e aos 20 minutos o nosso Serpa perdia por 1-0 e ficava apenas com 10 jogadores em campo,mister Feliçio alterou o esquema e assistimos a uma verdadeira licão tatica dos nossos jogadores,não dando uma bola por perdida,sempre a motivarem-se uns aos outros,era importante não sofrer o 2º golo antes do intervalo e foi isso que aconteceu.2ª parte saia Lage entrava Baba,mais velocidade na frente de ataque,com Baba e Filipe Costa a serem 2 quebra cabeças para a defensiva do Ferreirense,segundo tempo com o Ferreirense a circular bastante a bola( tem jogadores de grande qualidade individual),o Serpa com as portas da sua baliza bem fechadas não ia dando oportunidade ao Ferreira em criar perigo,levando os jogadores contrários quase ao desespero,depois de 20 minutos iniciais com o Ferreira a fazer constantes movimentações de bola o nosso Serpa começou a subir no terreno e em rápidos contra ataques a dizer ao adversário que tbm queria discutir o jogo,e foi isso mesmo que aconteceu há passagem do minuto 70 Filipe Costa puxa dos galões e a mais de 30 metros da baliza de Didó remata forte e colocado ao angulo, estava feito o empate GRANDE GOLO do F.C.SERPA,com este golo o Ferreira ficou ainda mais intranquilo,o Serpa sempre que contra atacava era com muito perigo,a entrada de Adriano para o lugar de Nicolau veio ainda dar mais velocidade ao ataque do Serpa,e aos 80 minutos canto na direita cabeçada de um jogador do Serpa e debaixo da linha de golo um jogador do Ferreirense manda mão a bola,grande penalidade para o Serpa que o capitão Vilão chamado a marcar não iria falhar,cambalhota no marcador 1-2 para o Serpa até final o Ferreira por 2 vezes poderia ter marcado mas Marcos não iria permitir e fez 2 grandes defesas,o Serpa poderia ter feito o terceiro golo por intermedio de Baba que sozinho com o G.Redes do Ferreira atirou ao lado,final da partida VITORIA DA UNIÃO DO QUERER DA VONTADE,COMO SE COSTUMA DIZER E EM JOGOS COMO ESTE QUE SE CONSTROIEM GRANDES EQUIPAS,QUE ASSIM SEJA PARABENS A TODOS,JOGADORES,TREINADORES,MASSAGISTA,ROUPEIRO,ADEPTOS HA E DIRECÇÃO.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ciclista de 82 anos morre em colisão com carro

Entre A-do-Pinto e Vila Nova de São Bento, concelho de Serpa

Ciclista de 82 anos morre em colisão com carro

Um ciclista de 82 anos morreu esta manhã em resultado de uma violenta colisão com um carro no IP8, entre A-do-Pinto e Vila Nova de São Bento, concelho de Serpa. O condutor do veiculo ligeiro sofreu ferimentos sem gravidade.
 Faltavam poucos minutos para as 08h00 quando José Valente foi colhido pelo veículo ligeiro. O corpo foi projectado vários metros. A viatura ficou danificada no vidro e no tejadilho. "Tudo indica que o ciclista entrou na estrada sem ver se vinha algum carro. Teve morte imediata", informou fonte policial.
Residente em Vila Nova de São Bento, José Valente foi conduzido para a morgue de Beja. O condutor do automóvel foi assistido no Centro de Saúde de Serpa. Nas operações de socorro participaram nove bombeiros da corporação de Serpa e uma equipa do INEM. 

por:A.M.S.

Viatura ficou danificada no vidro e no tejadilho

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Campeonato Distrital de Beja 2ª Jornada, Futebol Clube de Serpa 1 - Desportivo de Beja 1

Jogo bem disputado, com entrega total das duas equipas, Alguma superioridade da equipa visitante nos primeiros 20 minutos de jogo, com ocasião de golo com remate de cabeça ao poste de Monteiro, depois o Serpa subiu e terminou a primeira parte em grande nível com varias oportunidades de golo. Fica por marcar um...a grande penalidade clara quando o auxiliar converte a mesma em livre por derrube dentro da grande área. Segunda parte desportivo de Beja entra numa toada mais lenta e o central Corujo comete penalidade sobre Filipe Costa, jogador reclama exuberantemente com a equipa de arbitragem a qual não se percebendo muito bem nem cartão amarelo mostra. Na conversão da penalidade Artur faz uma grande defesa e nega o golo a Filipe Costa, o Serpa desmoraliza e o Desportivo chega ao golo por Delgado. Nos minutos finais da partida os visitado chegam ao empate com Filipe Costa e encostar para golo numa grande jogada de Lage. Resultado justo com um sinal muito negativo para a equipa de arbitragem nos lances de penalidade e uma agressão que não sancionou do defesa do Beja sobre Hugo na grande área.