Descoberto planeta semelhante à Terra
Equipa internacional que lidera a investigação conta com um português.
Uma equipa internacional de investigação, que conta com o português Pedro Figueira, descobriu um Planeta, fora do sistema solar, semelhante à Terra.
“Pela primeira vez conseguimos medir num Planeta tanto o diâmetro como a massa, calcular a densidade e verificar que é muito próxima do nosso”, declarou Pedro Figueira à Agência Lusa.
O português explicou que o Kepler-78b, nome do Planeta, é composto por rocha, ao contrário de outros exoplanetas – planetas que orbitam outra estrela que não o sol – que são formados maioritariamente por gás. A nova descoberta tem 1,16 vezes o diâmetro e 1,86 vezes a massa da Terra.
Kupler-78b está muito mais próximo da sua estrela do que a Terra está do sol, tornando-o demasiado quente, impossibilitando a vida humana normal, e tendo uma temperatura superficial entre os 1.800 graus e os 3.300 graus. A estrela do planeta descoberto chama-se Kepler-78 e está a 400 anos-luz da Terra.
“É uma descoberta muito interessante, não só a nível do interesse científico da semelhança das propriedades do planeta mas também como etapa, no sentido em que nos aproximamos cada vez mais de um planeta com as mesmas propriedades do nosso”, frisou Pedro Figueira.
Equipa de cientistas descobriu planeta fora do sistema solar parecido com a Terra
Sem comentários:
Enviar um comentário