segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Petição pela manutenção e reposição dos serviços no Hospital de Serpa


fonte: Câmara Municipal de Serpa
Disponível nas juntas de freguesia e na câmara Municipal
Petição pela manutenção e reposição dos serviços no Hospital de Serpa
Se ainda não o fez em formato papel, leia e assine a petição online 

"O encerramento progressivo dos diferentes serviços do Hospital de S. Paulo em Serpa, que culminou no passado dia 1 de Outubro com o fim do serviço do laboratório de análises, é mais um passo para a desertificação humana e perda de qualidade de vida das populações da margem esquerda do Guadiana.

Com efeito, já foram encerrados o bloco operatório, a farmácia, as consultas de especialidade - cirurgia, medicina, ortopedia e oftalmologia - e agora, o Laboratório de Analises Clínicas. Foram também reduzidas as consultas de diabetes, a fisioterapia deixou de ter transportes e o serviço de RX não tem radiologista. O internamento passou a unidade de cuidados continuados – convalescença e paliativos. Foram transferidos para Beja alguns serviços – aprovisionamento, contabilidade e recursos humanos.

Porque aqui, onde as distâncias a percorrer são grandes e não há transportes públicos adequados, onde a população é idosa e as pensões baixas, onde o desemprego grassa, onde os jovens abalam e poucos retornam, a existência de um equipamento com as valências que o hospital de Serpa tinha, faz toda a diferença. E não só para o concelho de Serpa, mas para os concelhos de Moura, Mértola e Barrancos.

Por tudo isto, exigimos reposição do Laboratório e de todos os serviços existentes no Hospital de Serpa. Exigimos igualmente a prometida instalação do Serviço Urgência Básica (SUB) e a continuação com qualidade de todas as extensões do Centro de Saúde existentes no concelho, na certeza de que vamos lutar com determinação contra as medidas e decisões lesivas da nossa qualidade de vida.

Porque estamos empenhados na defesa deste território, porque defendemos o interesse público e os direitos dos cidadãos, queremos que o Governo tenha em conta que existe um país com pessoas, com necessidades e com direitos."

Sem comentários:

Enviar um comentário