quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Prestadores e adquirentes de mão-de-obra na agricultura



Quem posso contratar?
Prestadores e adquirentes de mão-de-obra na agricultura
No âmbito do Contrato Local de Segurança realizou-se no dia 26 de outubro, no Cineteatro Municipal de Serpa, uma sessão de esclarecimento sobre a contratação de trabalhadores para as campanhas agrícolas.

Fruto de uma parceria do Município de Serpa e do Ministério da Administração Interna, contou com a participação das Juntas de Freguesia, da Guarda Nacional Republicana, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Autoridade para as Condições do Trabalho e da Associação para o Planeamento da Família – Alentejo.

A iniciativa dirigida a proprietários, cooperativas e empresários, esteve aberta a todos os interessados e abordou os cuidados a ter com a contratação de imigrantes, as diferenças entre contratar cidadãos da União Europeia e de fora da União Europeia, as implicações da subcontratação através de empresas de trabalho temporário, a faturação fraudulenta e medidas a adotar para prevenção de furtos e outros crimes durante as campanhas agrícolas.

No âmbito do Contrato Local de Segurança está também agendada uma sessão de esclarecimento em Pias, no dia 3 de novembro, às 19h00, no Salão Polivalente, focada na sinalização e prevenção do tráfico de seres humanos.

fonte: camara municipal de serpa

Cante Fest` 2016



24 a 27 de novembro
Cante Fest` 2016
De 24 a 27
Serpa/Lisboa
Programa brevemente disponível
Org: Câmara Municipal de SerpaCante Alentejano

Cante Alentejano
Dois Anos como Património Mundial
2014-2016


O Cante Fest’ é cada vez mais o grande palco do Cante Alentejano.
Na sua edição de 2016, de novo a realizar-se entre Lisboa e Serpa, dá-se o primeiro passo para a implementação de uma Feira do Património Cultural Imaterial e do Cante Alentejano, procurando que aqui estejam representados todos os ranchos e grupos corais, produtores de vinho e promotores turísticos.
O Cante Fest’2016 abrirá, no dia 24 em Lisboa, na Casa do Alentejo, com uma sessão oficial e a inauguração de uma exposição de fotografia no Pátio Árabe, o espaço icónico onde todos os ranchos e grupos corais são fotografados quando vão a Lisboa desde a década de 1930.
No dia 25, sexta-feira, o Cante Fest’ virá para Serpa e o seu palco será o Pavilhão de Feiras de Serpa, que em três grandes áreas continuará a festejar a história, o presente e o futuro do Cante Alentejano.
No Espaço Expositivo, estará representado o movimento coral alentejano, onde cada rancho ou grupo coral poderá, individualmente, promover-se quer no Cante quer enquanto grupo, os produtores de vinho do Município de Serpa e promotores turísticos. Um espaço dedicado à promoção e valorização do património cultural imaterial e vendo este como potenciador da criação de uma economia que crie sustentabilidade para o Cante Alentejano, para o movimento coral e para o território.
No Espaço Institucional estarão representadas todas as instituições que importam para o Cante Alentejano. Aqui também será o espaço onde decorrerão todas as sessões, mesas redondas e exposições.
No Espaço Tasquinhas, a eno-gastronomia associada ao Cante Alentejano será acompanhada com a mostra de todo o universo musical do Cante Alentejano: o Cante tradicional, o que associa a si instrumentos musicais, as novas experiências, as fusões e aquele que emerge dos novos projetos escolares.
O Cante Fest’2016 será também o momento para apresentar o projeto, da autoria do Mestre-Escultor José Teixeira, de uma medalha e de uma escultura comemorativa do Cante Alentejano enquanto património mundial.


Paulo Lima

fonte camara municipal de serpa