quarta-feira, 29 de maio de 2013

Eco Hortas Comunitárias do Concelho de Serpa


fonte: Câmara Municipal de Serpa
Assinatura de protocolo entre autarquia e epdrs
Eco Hortas Comunitárias do Concelho de Serpa
Foi assinado o protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Serpa e a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (EPDRS), estabelecendo a parceria no projeto Eco Hortas Comunitárias do Concelho de Serpa.

Com 31 talhões a atribuir e as inscrições a decorrer até dia 31 de maio, a Eco Horta das Carapuças, em Serpa é a primeira a arrancar no concelho.

No âmbito deste protocolo, a EPDRS compromete-se a disponibilizar, entre outros, conhecimento técnico existente, através de esclarecimentos e ações de formação. Em contrapartida o Município de Serpa disponibiliza um talhão próprio e a infraestruturas existentes para o cultivo das hortas.

A Eco Horta das Carapuças, junto à ciclovia que parte da rotunda da piscina vai permitir obter alimentos de boa qualidade o que, além de acrescentar valor ao rendimento familiar, constitui também um interessante espaço de lazer e coesão social. A valorização ambiental e o incremento de biodiversidade, a par da formação para a cidadania dos munícipes numa lógica inter-geracional, são princípios norteadores deste novo projeto.

Nestas hortas apenas se prevê a produção em modo biológico, ou seja, espaço cultivado sem a utilização de produtos químicos, em meio de produção biológica, promotor de ecossistemas naturais.

Acredita-se que desta forma será dada uma resposta às necessidades de regularização de situações de cultivo desordenado, mas também um incentivo à agricultura urbana.

sábado, 25 de maio de 2013

Caminhada de Apresentação Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe / Serpa 2014


























A Comissão de Festas de Serpa agradece a todos os participantes, a quem não pode estar presente mais eventos se vão realizar e a presença de todos é Muito Importante! Participe Serpa merece uma grande Festa 2014

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Festa de São Brás

11 MAI 13  FESTAS  Serpa
Festa de São Brás
Serpa
Dia 11 de maio . Ermida de S. Brás
Org: Comissão Organizadora

Almoço, animação com música alentejana, eucaristia e procissão

 

terça-feira, 7 de maio de 2013

Ana Moura, Celtas Cortos, Amor Electro e Gabriel o Pensador no X Encontro de Cultura Serpa

Programação final
Ana Moura, Celtas Cortos, Amor Electro e Gabriel o Pensador no X Encontro de Culturas

De 7 a 10 de junho, o Centro Histórico de Serpa volta a ser o palco do Encontro de Culturas /Mercado Cultural. Promovido pela Câmara Municipal de Serpa o evento tem como objetivo principal a promoção da cultura enquanto fator de desenvolvimento e de união entre os povos.

A enRede – Rede Internacional de Municípios pela Cultura, presidida pelo município de Serpa, abre o evento com um espetáculo que reúne artistas dos vários municípios nacionais e internacionais que a integram, trazendo ao palco da Praça de República o exemplo vivo do seu compromisso de “criar formas eficazes e duradouras de sistematizar intercâmbios e parcerias capazes de enriquecer uma ideia global de que a cultura é veículo prioritário de desenvolvimento, de entendimento e de paz, assente no reforço de um imenso conjunto de ações locais”.

O Encontro encerra a 10 de Junho com o Dia do Cante Alentejano, ex-libris cultural do concelho e da região e candidato a Património Imaterial da Humanidade -, partilhado este ano com o Fado, já galardoado com esta distinção em novembro de 2011, na voz de Ana Moura.

A programação inclui ainda, Aline Frazão (Ang.) - dia 7; Amor Electro (Port.) e Celtas Cortos (Esp.) - dia 8; Gabriel o Pensador (Brasil) e Mónica Ferraz (Port.) - dia 9.

Os artistas em cartaz este ano irão fazer parte de um historial que inclui, entre muitos outros, os nomes de Muddy Waters Jr., Pablo Milanés, Lila Downs, Diego El Cigala, Carlinhos Brown, Carlos do Carmo, Gilberto Gil, Cesária Évora, Gaiteiros de Lisboa, Janita Salomé, António Zambujo, Toquinho, Emir Kusturica and the No-smoking Orchestra, Zeca Baleiro, Magic Slim, Pablo Alborán, Luz Casal, e Camané que afirmou,


“(Serpa) É uma terra lindíssima. Gosto muito das vilas alentejanas, esta foi aquela onde talvez mais me diverti. Vai ser um Encontro fantástico, acho que isto é muito importante, as pessoas estarem cada vez mais ligadas e divulgarem a sua música nestes espaços.”

Festa em Honra da Ascensão do Senhor Vale de Vargo

Vale de Vargo
Festa em Honra da Ascensão do Senhor
De 9 a 12 de maio de 2013

Org.: Comissão de Festas

Programação
Dia 9, quinta-feira
10h00 – Inauguração do som de rua
21h00 – Inauguração da iluminação
21h00 – Procissão das velas pelas principais ruas da aldeia

Dia 10, sexta-feira
10h00 – Música selecionada
22h00 – NOITE JOVEM: Tuna Feminina da Universidade de Beja/Tuna da Escola Superior de Enfermagem de Beja
24h00 – Dj Pedro Petta

Dia 11, sábado
10h00 - Música selecionada
14h00 – Arruada pelos Bombos de Vila Nova de S. Bento
16h00 – Matiné para crianças e jovens com “Marlene Faleiro”
22h00 – Baile com a banda Sem Limite

Dia 12, domingo
10h00 - Música selecionada
11h00 – Arruada com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portel
15h30 – Missa com celebração de 1ª comunhão
17h00 – Solene procissão que percorrerá as principais ruas da aldeia
22h00 – Espetáculo com Miguel Azevedo
««

Igreja de Santa Iria é Monumento de Interesse Público.

Portaria n.º 247/2013. D.R. n.º 79, Série II de 2013-04-23
Igreja de Santa Iria é Monumento de Interesse Público.
A Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura classifica como monumento de interesse público a Igreja de Santa Iria, paroquial de Salvador, na Estrada da Mina de São Domingos, Santa Iria, freguesia de Salvador, concelho de Serpa, distrito de Beja, e fixa a zona especial de proteção do mesmo monumento

domingo, 5 de maio de 2013

Pias SC Vence taça Distrital Futebol em Seniores

Piense SC vence AJD Rosairense por 1- 0 e sucede ao FC Serpa como vencedor da Taça Distrital de Seniores da AF Beja!


Muitos Parabéns ao Piense !