quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Nasceu em Serpa e é campeão... na Coreia!

Diminuir textoAumentar texto
Sexta-feira, 10 de Dezembro de 2010
foto: DR
Nelo Vingada faz história na sua estreia no campeonato sul-coreano
Nasceu em Serpa e
é campeão... na Coreia!

Equipa treinada por Nelo Vingada não era campeã da Coreia do Sul há 10 anos.
FUTEBOL. Técnico serpense conduziu FC Seul à sua melhor época de sempre, juntando o campeonato à Taça da Liga da Coreia do Sul.
Vinte e dois anos após Seul ter consagrado Rosa Mota como a maior maratonista feminina da época, a capital da Coreia do Sul voltou a render-se aos feitos de um português que, por sinal, até nasceu em pleno Baixo Alentejo: chama-se Nelo Vingada, é natural de Serpa e conseguiu conduzir o principal clube da cidade sul-coreana a um título que lhe fugia há já uma década.
   Depois do empate a duas bolas na primeira mão da final do campeonato (a prova sul-coreana realiza-se em duas fases), o FC Seul de Nelo Vingada recebeu domingo, 5, o Jeju United e perante quase 60 mil extasiados adeptos venceu por duas bolas a uma, fazendo de seguida a festa do título.
   "No conjunto dos dois jogos fomos os melhores. Trata-se de um grande sucesso dos jogadores e deste clube e uma vitória que me deixa orgulhoso do trabalho que realizámos na Coreia do Sul e no FC Seul", frisou com satisfação o técnico baixo-alentejano em declarações ao diário desportivo "A Bola".
  
Entrada directa na história
   O orgulho de Nelo Vingada tem ainda mais razões de ser, já que o técnico serpense entrou directamente para a história do futebol daquele país asiático! Por um lado, porque foi primeiro treinador a vencer o campeonato na sua estreia na competição. E por outro lado, porque a sua equipa protagonizou a melhor época de sempre, juntando a vitória no campeonato (onde também ganhou a fase regular, com novos recordes de pontos e de vitórias em casa) à conquista da Taça da Liga.
   "Ser campeão na Coreia do Sul significa abrir um mercado imenso e obter reconhecimento internacional. Após esta vitória, reconheço que sou o mesmo treinador, mas fico mais prestigiado", vincou a "A Bola" Nelo Vingada, não escondendo o desejo que existe entre os responsáveis pelo emblema sul-coreano em renovar o seu contrato. "Mas, por agora, quero descansar uns dias e depois regressar à Coreia do Sul para falar com os dirigentes. As condições, agora, são muito diferentes do que eram há um ano, sou treinador campeão", contrapôs.
   Ainda assim, o técnico deixa a "porta muito aberta" à continuidade em Seul. "Os jogadores pediram-me para ficar e para ajudar o clube a vencer a Liga dos Campeões Asiáticos na próxima temporada e esse desafio poderá ser aliciante. Gosto do clube, tenho qualidade de vida, existe segurança em Seul, as pessoas são afectuosas e o clube é muito sério", concluiu.
  
  
  
Nelo Vingada
   treinador
   "Ser campeão na Coreia do Sul significa abrir um mercado imenso e obter reconhecimento internacional. "
A correr o mundo
Com quase três décadas de carreira, Nelo Vingada é um verdadeiro "corre-mundos" do futebol. Nascido em Serpa há 58 anos, iniciou o seu percurso pelos bancos como adjunto na Académica e tornou-se conhecido por coadjuvar Carlos Queiroz nas selecções nacionais de sub-20 que se sagraram campeãs do mundo em 1989 e 1991. Após isso, tem sido sempre a alternar entre o estrangeiro e Portugal, com destaque para as passagens pelo Benfica (onde foi adjunto de Manuel José), Zamalek (Egipto), WAC Casablanca (Marrocos), Persepolis (Irão) e FC Seul (Coreia do Sul), além das selecções da Arábia Saudita, Egipto (sub-21) e Jordânia.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Beja e Serpa: Hospitais em avaliação, valências e misericórdia.

Regional | 07:00 | 29-11-2011
Beja e Serpa: Hospitais em avaliação, valências e misericórdia.
O ministro da Saúde esteve ontem no distrito de Beja, onde falou sobre os hospitais de Beja e Serpa, palavras proferidas à margem de um colóquio e da inauguração do novo Centro de Saúde de Barrancos.
O ministro da Saúde, fez ontem a primeira visita ao distrito, desde que foi empossado no cargo. Paulo Macedo falou aos jornalistas à margem de uma intervenção feita num colóquio em Beja sobre suicídio, abordando situações nos Hospitais de Beja e Serpa e da inauguração do novo Centro de Saúde de Barrancos.
Sobre as unidades hospitalares da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, Paulo Macedo, esclareceu que “nada está decidido sobre o corte de valências em Beja” e que o processo das misericórdias, em relação a Serpa, “está a seguir os trâmites para se tomar uma decisão”.
Quanto a Barrancos e ao número de clínicos no Centro de Saúde o ministro afirmou que “está a ser cumprido o rácio de um médico para 1500 habitantes”.
Questionado sobre eventuais alterações e nomeações na administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, o ministro da Saúde, escusou-se a qualquer esclarecimento.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Autarquias: Eleitos e trabalhadores reuniram em Beja


Autarquias: Eleitos e trabalhadores reuniram em Beja
Cerca de 2.000 trabalhadores de onze autarquias do distrito de Beja, concentraram-se esta manhã em Beja, tendo como cenário a Praça da República, como forma de protestar e exigir alterações no Orçamento de Estado de 2012.
Os autarcas e trabalhadores de onze autarquias do distrito de Beja, lideradas por eleitos socialistas e comunistas, excepção a Ferreira do Alentejo, marcaram presença esta manhã na Praça da República, em Beja, numa jornada de protesto e de reivindicação de alterações ao Orçamento de Estado para 2012, no que diz respeito às Câmaras Municipais.
Para cimentar a sua posição de protesto, os eleitos vão marcar presença depois de amanhã na Assembleia da República, dia em que o documento será votado e aprovado .
Jorge Pulido Valente, presidente da CIMBAL e da câmara de Beja, recordou que são “as câmaras municipais são responsáveis por gerar mais recursos e investimentos”.
O edil bejense mostrou-se “contra a redução dos dois subsidio aos trabalhadores, exigindo a sua devolução”.
Falando em nome dos autarcas, João Rocha, presidente da Câmara de Serpa, afirmou que este “é um ataque ímpar do Poder Local, por parte de qualquer Governo”.
O autarca de Serpa acrescentou que “o cortes dos subsídios a perda de rendimento, o corte nas horas extraordinários e no número de funcionários públicos”.
Jorge Pulido Valente lembrou que os grandes projectos da região estão parados, casos de Alqueva, o IP 8 e o IP 2, ou não há investimentos, caso do aeroporto de Beja, projecto que é para o Governo “um problema e não uma oportunidade de desenvolvimento”.
O edil lembrou aos trabalhadores presentes no protesto, que este é um “processo continuo de reivindicação” para alteração do Orçamento de Estado para 2012, relativamente às câmaras municipais.

domingo, 27 de novembro de 2011

Concerto musibéria Serpa


concerto musibéria
Concerto de Eduardo Paniagua sob o lema das Três Culturas medievais
Eduardo Paniagua apresenta em Serpa, no dia 9 de Dezembro, às 21h30, auditório do Musibéria - Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico, o concerto Três Culturas: judeus, cristãos e muçulmanos na Idade Média.

Galardoado em Espanha, em 2009, como Melhor Intérprete de Música Erudita, Paniagua apresentará um programa muito variado que inclui músicas de Três Culturas históricas da Idade Media: judaica, cristã e muçulmana.

Eduardo Paniagua (qanun – saltério -, flautas e coro) vem acompanhado de dois dos seus colaboradores mais frequentes dos últimos anos: o judeu argentino com raízes na Bessarábia (Leste da Europa) Jorge Rozemblum (canto judeu-hebraíco e cítola), e o multi-instrumentista sudanês Wafir Shaikheldin (canto árabe, ud - alaúde árabe - e derbuka).

Sobre o músico:
“Eduardo Paniagua é por muitos considerado como um sobredotado da música”. El País

Assim se lê no jornal “El País”, a propósito de Eduardo Paniagua. Músico desde a infância, produtor discográfico e gerador de iniciativas que reunem à sua volta o talento de muitos intérpretes excepcionais, Eduardo Paniagua é um dos principais especialistas em música da Idade Média das três grandes culturas que conviveram naquela altura na Península Ibérica.
Aos 16 anos grava os seus primeiros quatro discos com o grupo Atrium Musicae, no que trabalha de 1966 a 1983, realizando digressões pela Europa e América. Grava uma ampla discografia para Hispavox-Erato. É membro fundador dos grupos Cálamus e Hoquetus, e especializa-se em música arábico-andaluz. Participa em festivais espanhois e do Mundo Árabe: Egito, Marrocos, Líbano, Tunísia...
Em 1994 cria os grupos Música Antigua, para o trabalho musical sobre as Cantigas de Santa Maria de Alfonso X de Castela “o Sábio”, e o Ensemble Ibn Báya, dedicado ao legado da música andaluz. Paralelamente, funda e dirige o selo discográfico Pneuma, no qual tem publicado inúmeras edições relacionadas com as músicas das Três Cultura. Em 1995 inícia a colecção de música medieval ‘Hispánica’ para a Sony Classical.
Pelo sua obra e pela difusão destas músicas inéditas recebeu excelentes críticas e prémios internacionais. No “Premios de la Música 2009” (o mais importante galardão musical em Espanha), para o qual já tinha sido nomeado em várias edições anteriores, obteve o prémio de Melhor Intérprete de Música Erudita.
fonte: Câmara Municipal de Serpa

I Encontro da CPCJSerpa


fonte: Câmara Municipal de Serpa

"o melhor do mundo são as crianças!?"
I Encontro da CPCJSerpa
A Biblioteca Municipal de Serpa vai receber no dia 25 de Novembro, o I Encontro da CPCJSerpa. Esta iniciativa, que decorrerá todo o dia, com a presença de especialistas na área da saúde, justiça, entre outros está aberta a toda a comunidade com interesse pela temática das crianças e jovens e perigo.

As inscrições decorrem até dia 21 de Novembro e o programa/ficha de inscrição pode ser consultado ou descarregado daqui.

Prémio ibérico de escultura cidade de serpa

Silueta 7 vence a quarta edição
Enrique Ramos Guerra (na foto), de nacionalidade espanhola, venceu a 4ª edição com a peça em aço “Silueta 7”. Licenciado em Belas Artes (Pintura e Gravura) pelas Faculdades de Sevilha e de Madrid, é Catedrático de Desenho e Professor Titular de Modelação na Faculdade de Belas Artes de Sevilha.

O vencedor do IV Prémio Ibérico de Escultura - Cidade de Serpa foi anunciado no dia 19 de Novembro, à tarde na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa. O autor recebeu, das mãos da vereadora da Cultura, Isabel Estevens, um prémio-aquisição de 7.500 euros. Foram ainda distinguidas com menções honrosas as obras do português Hugo Maciel e do espanhol Jesus Algovi.

Esta edição contou com 27 participantes e 13 esculturas seleccionadas em exposição, patentes ao público no percurso exterior que liga o Cineteatro Municipal e a Biblioteca Municipal de Serpa e poderão ser apreciadas até ao dia 31 de Dezembro. Do júri destas edição faziam parte António José Matos e João Duarte, ambos professores de Escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Juan Tejera de Jesus, artista plástico do concelho, Isabel Estevens, vereadora da Câmara Municipal, Olegário Martin Sanchez e Santiago Navarro, professores de Escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Sevilha.

Os vencedores das edições anteriores foram: Manuel Fuentes Lázaro, com “Medievo”, Fernando Miguel Roussado Silva, com “Máxima” e Augusto Arana, com “Olhador”.


fonte: Câmara Municipal de Serpa

Serpa empata na Vidigueira

Futebol Clube de Serpa empata  0 - 0 na Vidigueira, um ponto importante para a recuperação do clube da cidade branca.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Serpa: Santa Casa da Misericórdia preparada para assumir hospital

A Santa Casa da Misericórdia de Serpa está disponível para “receber de volta” a gestão do Hospital de São Paulo, que viu ser nacionalizado em 1975. A provedora diz que a instituição “pode voltar a prestar um serviço de qualidade”.

A Provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, está disponível para, 37 anos depois, “receber de volta a gestão” do Hospital de São Paulo, unidade que geriu até à nacionalização em 1975.
O anúncio foi feito pelo Primeiro-ministro que disse que o Governo vai “devolver hospitais nacionalizados às santas casas” e que o processo está programado para evoluir “a partir do primeiro trimestre do próximo ano”. Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias, confirmou a negociação para a transferência de diversas unidades, entre a que se encontrava a de Serpa.
Maria Ana Pires, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, começou por tecer criticas à actual forma de gestão “que esvaziou o hospital e deslocalizou tudo para Beja”, lembrando que a instituição já geriu a unidade até 1975 e “vai encontrar forma de a voltar a gerir”.
A Provedora lembra que “as prioridades actuais” são as duas unidades de Cuidados Continuados a entrar em funcionamento no início do ano, sustentando que “é necessário consertar medidas para voltar a prestar um serviço de qualidade às populações.
Recorde-se que o presidente da União das Misericórdias, afirmou que o plano é “manter as unidades a transferir integradas no Serviço Nacional de Saúde”, não tendo até ao momento o Ministério da Saúde comentado as anunciadas negociações, transferências e formas de gestão feitas pelo Primeiro-ministro.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

II Passeio TT "Nossa senhora de Guadalupe"

Sábado, 26 de Novembro · 8:00 - 17:00
 
II Passeio TT em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe, com a Organização da Comissão de Festas  2012.

É ja dia 26 que vamos trazer de novo o desporto motorizado a nossa querida TERRA FORTE.

CONTAMOS COM A TUA PRESENÇA

Concentração no parque industrial da Câmara Municipal de Serpa pelas 8:30, junto ao Pavilhão de Desportos Carlos Pinhão.

Inscrição 20 Rodas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Luís Carrega ex F.C. Castrense é jogador Futebol Clube de Serpa

O avançado Luís Carrega ex. F.C.Castrense assinou contrato até final da presente época com a equipa da cidade branca, um regresso a Serpa onde já conquistou o titulo de Campeão da 1ª Divisão do Distrital de Beja. Notícia oficial do Futebol Clube de Serpa.

Escola Secundária de Serpa foi a vencedora da 4.ª edição recolha resíduos eléctricos

Escola Secundária de Serpa foi a vencedora da 4.ª edição

572 escolas recolhem resíduos eléctricos

A Escola Electrão, projecto que tem como objectivo sensibilizar para a importância do tratamento adequado dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), apresenta a 4ª edição da iniciativa na Escola Secundária de Serpa, na próxima terça-feira. Esta escola foi a vencedora do concurso no ano passado, com a recolha de 49 371 quilos de REEE.
Este ano, o projecto que está associado à Gincana Rock in Rio, conta com a participação de 572 escolas, 44 5611 alunos e 51 850 professores.
Desde que começou em 2008, e até 2010, foram recolhidos no âmbito do projecto Escola Electrão mais de quatro milhões de quilos de resíduos eléctricos e electrónicos.
Além do concurso, o projecto é composto por uma forte componente didáctica, através da disponibilização de materiais escolares.
Fonte: Correio da Manhã
                                                                          Escola Electrão vai na 4.ª edição

Petição pela manutenção e reposição dos serviços no Hospital de Serpa


fonte: Câmara Municipal de Serpa
Disponível nas juntas de freguesia e na câmara Municipal
Petição pela manutenção e reposição dos serviços no Hospital de Serpa
Se ainda não o fez em formato papel, leia e assine a petição online 

"O encerramento progressivo dos diferentes serviços do Hospital de S. Paulo em Serpa, que culminou no passado dia 1 de Outubro com o fim do serviço do laboratório de análises, é mais um passo para a desertificação humana e perda de qualidade de vida das populações da margem esquerda do Guadiana.

Com efeito, já foram encerrados o bloco operatório, a farmácia, as consultas de especialidade - cirurgia, medicina, ortopedia e oftalmologia - e agora, o Laboratório de Analises Clínicas. Foram também reduzidas as consultas de diabetes, a fisioterapia deixou de ter transportes e o serviço de RX não tem radiologista. O internamento passou a unidade de cuidados continuados – convalescença e paliativos. Foram transferidos para Beja alguns serviços – aprovisionamento, contabilidade e recursos humanos.

Porque aqui, onde as distâncias a percorrer são grandes e não há transportes públicos adequados, onde a população é idosa e as pensões baixas, onde o desemprego grassa, onde os jovens abalam e poucos retornam, a existência de um equipamento com as valências que o hospital de Serpa tinha, faz toda a diferença. E não só para o concelho de Serpa, mas para os concelhos de Moura, Mértola e Barrancos.

Por tudo isto, exigimos reposição do Laboratório e de todos os serviços existentes no Hospital de Serpa. Exigimos igualmente a prometida instalação do Serviço Urgência Básica (SUB) e a continuação com qualidade de todas as extensões do Centro de Saúde existentes no concelho, na certeza de que vamos lutar com determinação contra as medidas e decisões lesivas da nossa qualidade de vida.

Porque estamos empenhados na defesa deste território, porque defendemos o interesse público e os direitos dos cidadãos, queremos que o Governo tenha em conta que existe um país com pessoas, com necessidades e com direitos."

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

3ª Escalada de S.Gens/Serpa Terra Forte Ana Braga Atleta de Serpa venceu em infantis Femininos


fonte: Câmara Municipal de Serpa
atletas do concelho destacaram-se
3ª Escalada de S.Gens/Serpa Terra Forte
Ana Braga, atleta de Serpa, que corre pelo Beja Atlético, foi a vencedora da prova jovem em infantis femininos, José Afonso do Piense sagrou-se campeão distrital de veteranos B e a equipa de Veteranos do Piense conquistou o título distrital da categoria.

Realizou-se no sábado dia 5 de Novembro, em Serpa a 3ª Escalada de S.Gens/Serpa Terra Forte e em simultâneo o Campeonato Distrital de Montanha 2011, por escalões.
Participaram 105 atletas nas várias provas, em representação da Associação Atlética do pego Longo (Sintra), Grupo Desportivo Recreativo da Reboleira, Beja Atlético Clube, Clube da Natureza de Alvito, CRAM "Os Leões" de Moura, Futebol Clube Castrense, Juventude Desportiva das Neves, NAR de Messejana, Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, Piense Sporting Clube e Sociedade Recreativa e Desportiva Entradense.
A anteceder a escalada e campeonato distrital realizaram-se provas para atletas benjamins (600 metros), infantis (1200 metros) e iniciados (1800 metros).
Os atletas Carlos Papacinza do Clube da Natureza de Alvito e Ana Catarina Dias do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira foram os vencedores absolutos da 3ª escalada de S. Gens e sagraram-se campeões distritais em seniores masculinos e juvenis femininos respectivamente. Em veteranos venceu o atleta Fernando Santos do Clube da Natureza de Alvito.
Colectivamente a Juventude Desportiva das Neves venceu em juvenis femininos com 12 pontos, o Beja Atlético venceu em séniores masculinos com 10 pontos e o Piense Sporting Clube em veteranos com 12 pontos.
A prova foi organizada pela Câmara Municipal de Serpa e Associação de Atletismo de Beja, com o apoio das Juntas de Freguesia de Santa Maria e Salvador.

Pode consultar aqui as classificações a classificação colectiva

Grupos parlamentares do PCP e BE recebem delegação de Serpa


Saúde no concelho em agenda
Assembleia Municipal e presidentes das Juntas de Freguesia 
do concelho, integram uma delegação de Serpa que vai ser
 recebida hoje (sexta-feira), dia 11 de novembro, pelos Grupos
 na agenda, a iniciativa tem por objectivo tratar de questões 
genéricas de saúde no concelho, entre outras, assim como 
as “recentes decisões de reestruturação da Unidade Local 
de Saúde do Baixo Alentejo/ULSBA e que têm levado à 
destruição progressiva dos serviços de saúde básicos
 prestados pelo Hospital de S. Paulo, em Serpa, tendo como
 desculpa a actual conjuntura económica e as medidas
munícipes, correspondendo à convocação dos órgãos
 autárquicos da Assembleia e Câmara Municipal e Juntas
 de Freguesia, votaram uma resolução em defesa dos serviços
 pública, a circular em papel e online, “Pela Manutenção e
 Reposição dos Serviços do Hospital de S. Paulo”, em Serpa. 

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Musibéria é Iniciativa e Inovação

Prémios Mais Alentejo 2011
Musibéria é Iniciativa e Inovação
Leandro Sidoncha e o Musibéria - Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico foram os dois representantes do concelho de Serpa galardoados com os prémios Mais Arte e Fotografia e Mais Iniciativa e Inovação, respectivamente, na 10ª Gala dos Prémios Mais Alentejo, que decorreu no dia 4, em Évora.

fonte: Câmara Municipal de Serpa


sábado, 5 de novembro de 2011

Bombeiros Voluntários de Serpa Golearam Bombeiros Voluntários de Ferreira por 12 - 1

Bombeiros Voluntários de Serpa Golearam Bombeiros Voluntários de Ferreira por 12 - 1 em mais um jogo do Campeonato Inter- Associações de Bombeiros do Distrito de Beja. Jogo muito bem disputado com grande fair play de ambas as equipas e com grande destaque para montes que apontou 6 golos na sua conta pessoal. parabéns para ambas as equipas pelo grande convívio proporcionado durante e depois do jogo.

Piense Vence 4 -0 Renascente de S. Teotónio 6ª Jornada 2ª Divisão Distrital AF Beja

Autarquia de Serpa apela à assinatura da petição pela manutenção e reposição dos serviços no Hospital de Serpa


fonte: Câmara Municipal de Serpa

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

B.V. SERPA AJUDAM EM CAMPANHA DE RECOLHA DE TAMPINHAS PARA RICARDO RAMOS

Começámos a recolher e a receber dos nossos amigos tampas de plástico em Dezembro de 2010.

No dia 14 de Outubro de 2011, tivemos a visita dos Bombeiros Voluntários de Serpa, que levaram as tampas até agora recolhidas, para ajudar o Ricardo Ramos. O nosso muito obrigado a esta instituição.
Por eles foi-nos deixada a seguinte informação:

O Ricardo Ramos é um jovem de 26 anos, residente na freguesia de Santo Amador, concelho de Moura. Actualmente reside, devido ao trabalho dos seus pais, no Monte de galinhas, concelho de Serpa.

Sofre de uma deficiência motora de 95% desde que nasceu, devido a complicações aquando do seu nascimento, estando dependente de uma cadeira de rodas para se deslocar, sempre com o auxílio de alguém.

Jovem bem disposto, adora as touradas e jogos de futebol (principalmente o Benfica e a Selecção Nacional).

Passa os seus dias no Centro de Paralisia Cerebral de Beja, onde é utente desde sempre.

E-mail: ajudar_ricardo@sapo.pt
Site: http://ajudar_ricardo.blogs.sapo.pt

É bom saber que contribuímos de alguma forma para ajudar quem precisa. Obrigado a todos que foram por cá deixando as suas tampas.

Escalada de S. Gens Serpa Terra Forte




atletismo
Escalada de S. Gens Serpa Terra Forte
No dia 5 de Novembro, sábado, assista ou participe na 3ª Escalada de S. Gens Serpa Terra Forte, a partir das 15h00, com partida junto ao Jardim Municipal de Serpa.

Esta prova de atletismo é uma organização da Câmara Municipal de Serpa e da Associação de Atletismo de Beja, com os apoios das Juntas de Freguesia de Salvador e Santa Maria, Bombeiros Voluntários de Serpa e GNR.

Ver Regulamento 

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Futebol Clube de Serpa empata com F.C. Castrense 6ª jornada distrital seniores


Numa tarde excelente para a pratica do futebol, encontraram-se no Manuel Baião em Serpa, dois históricos do futebol distrital de Beja, o Futebol Clube de Serpa e o Castrense. O  Castrense que chegou a Serpa só com vitórias colocava a prova a equipa da casa que sempre se apresenta forte no seu reduto, o castrense começou mais dominador mas não criando grandes situações de perigo para a baliza do Serpa parecendo por vezes que se esquecem que o campo tem balizas e que o objectivo é o golo... aos pouco o Serpa  foi subindo no terreno e  criando mais perigo para os homens de castro verde, e quando ninguém esperava visto ser ate ao momento um jogo muito correcto entre os jogadores, Paulo Pardal faz o inadmissível ainda para mais com a sua experiência e titulo que tem, agride a soco o avançado do Serpa. Coloca o castrense com menos um e mais dificuldade para o resto do encontro. até final da primeira parte nada a acrescentar de relevante e em que o nulo se aceita como mais certo. No recomeço da segunda parte o castrense volta a carregar mas sem grande perigo um futebol lento e pouco criativo num futebol de bola para frente para Pepe, o Serpa também sobe no terreno e começa a jogar mais perto da área do Castrense, mas é o Castrense que fica muito perto de inaugurar o marcador por duas ocasiões consecutivas mas Marcos faz duas defesas espectaculares como já vem sendo hábito, depois acontece o momento de infelicidade  da tarde para Filipe Costa que se lesiona com muita gravidade e abandona o terreno em grande sofrimento, o Serpa tenta responder e vilão tem o golo nos pés mas desperdiça quase o impossível. No final da partida aceita-se o empate mas que poderia ser com golos, de referir que a equipa de arbitragem foi pouco regular sempre a decidir lances de alguma indecisão para a equipa de Castro Verde, talvez devido a pressão de pensar que no banco do Castrense está um senhor chamado Francisco Fernandes. Para terminar de louvar o grande numero de jovens de Serpa que tão bem deram conta de si, e um sinal menos positivo para o Castrense pelo futebol que o candidato apresentou em Serpa, tem jogadores para fazer bem melhor.